Técnicos recebem capacitação para fortalecer o programa Saúde na Escola

Atividades são voltadas a profissionais da Educação e da Saúde. O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde que reúne 13 temas relevantes a serem trabalhados em todo contexto escolar, como saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade.
18/04/2023 - 15:40

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) começou nesta terça-feira (18) a Oficina de Formação dos Técnicos Regionais de Saúde e Educação do Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é fortalecer as ações do programa com os alunos da rede de ensino pública do Paraná. Esta é uma ação intersetorial que conta com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed) e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). A capacitação segue até esta quarta-feira (19), em Curitiba.

"Esse treinamento permite auxiliar na formação desses técnicos que, consequentemente, irão contribuir para a promoção da saúde nos seus municípios. O desempenho escolar dos alunos está diretamente ligado à saúde. Uma criança saudável certamente terá um aproveitamento escolar muito melhor”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A oficina foi estruturada de forma conjunta pelo Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual do Programa Saúde na Escola. A chefe do Departamento de Programas para Educação Básica da Seed, Cristiane Jakymiu, disse que essa é uma parceria muito importante, pois os técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação e das 22 Regionais de Saúde são os pontos focais para multiplicar as diretrizes do PSE dentro de suas regiões, atuando de forma conjunta.

“O principal objetivo é fazer com que as ações sejam colocadas em prática e cheguem a todos os estudantes da rede pública do Estado”, afirmou.

O PSE é um programa articulado entre vários setores que busca melhorar a saúde dos estudantes. É uma iniciativa do Ministério da Saúde que reúne 13 temas relevantes a serem trabalhados em todo contexto escolar: saúde ambiental; promoção da atividade física; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da cultura da paz e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; prevenção de doenças negligenciadas; verificação da situação vacinal; saúde sexual e reprodutiva e prevenção do HIV/IST; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; saúde bucal; saúde auditiva; saúde ocular; e prevenção à Covid-19.

O Ministério repassa anualmente aos municípios que aderem ao PSE um incentivo financeiro de custeio para execução das ações. O recurso é repassado no primeiro ano, definido a partir do número de alunos matriculados nas escolas pactuadas e, no segundo ano, a partir do cumprimento das metas estabelecidas

O Paraná deu início ao programa em 2008, com 11 municípios participantes. Hoje esse número é de 396 municípios, o que representa 99,2% de todo o Estado.