Sustentabilidade e inovação social são temas de palestra do BRDE Labs 2022

O programa de inovação BRDE Labs 2022 no Paraná apresentou nesta quinta-feira (20) a sétima transmissão de sua jornada de sensibilização que abordou o “Pilar Social – Sustentabilidade e Inovação”.
21/10/2022 - 14:20

Com enfoque no tema ESG (Environmental, Social and Governance), o programa de inovação BRDE Labs 2022 no Paraná apresentou nesta quinta-feira (20) a sétima transmissão de sua jornada de sensibilização que abordou o “Pilar Social – Sustentabilidade e Inovação”.

A líder da área de Sustentabilidade do HUB de Inovação, Empreendedorismo e da Escola de Negócios da PUCPR, Mari Regina Anastácio, e a diretora-executiva do Instituto Renault, Graziela Pontes, foram as convidadas desta edição. A live está disponível no canal YouTube da HOTMILK, ecossistema de inovação da PUCPR.

Mari Regina Anastácio deu início às palestras com a contextualização do tema, ao explicar os conceitos relacionados à sustentabilidade e inovação social, que para ela pressupõe a geração de valor e está relacionada na busca por soluções para os problemas sociais e ambientais no território em que uma empresa comprometida com os pilares ESG atua. O foco é na transformação social das comunidades no entorno da empresa e, na maioria das vezes, ocorre potencializada pelo uso de uma tecnologia social, barata, de fácil desenvolvimento e replicação.

Na sequência, Graziela Pontes apresentou o case do Instituto Renault junto às iniciativas sociais, em especial da Associação Borda Viva, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde a empresa tem uma unidade produtiva. Neste território, o instituto fez um mapeamento para identificar ações que pudessem ser potencializadas pelo impacto da Renault.

Ela ressaltou a importância das parcerias nesse processo. Hoje, a organização apoiada pelo Instituto Renault conquistou a sustentabilidade de sua ação social por meio da comercialização de produtos de costura, feitos com materiais de refugo da indústria automobilística.

Esta foi a penúltima live do BRDE Labs 2022 PR com temas e cases relacionados aos pilares ESG. A próxima ocorre dia 1º de dezembro e vai tratar sobre o pilar ambiental.

O programa segue em sua fase de imersão, em que as empresas âncoras se relacionam com duas startups escolhidas, a fim de conhecer as soluções que elas trazem aos desafios apresentados. Em novembro, as empresas vão selecionar a solução mais adequada para seus desafios. Assim, tem início a fase de aceleração, em que são oferecidas horas de mentorias especializadas para as equipes das startups e as soluções propostas podem passar por Provas de Conceito (POC, sigla em inglês para Proof of Concept), ou seja, são testadas na prática.

O BRDE Labs é um programa criado pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, com objetivo de acelerar o ambiente de inovação na Região Sul. “O BRDE Labs é realizado com intuito de atender às necessidades dos ecossistemas locais e alinhados com as diretrizes do governo estadual”, explicou o presidente do banco, Wilson Bley Lipski. “Dessa forma, o BRDE cumpre seu propósito de desenvolvimento social e econômico, por meio da inovação”.