Startup curitibana desenvolve sistema de irrigação para a agricultura familiar

Sistema pioneiro é da IrriGate, que nasceu em sala de aula e se tornou startup em 2021. Ela recebe subsídios do governo estadual pelo Paraná Anjo Inovador. Atualmente, mais de 40 produtores rurais são beneficiados pelos produtos da empresa de inovação e tecnologia.
18/04/2024 - 10:40

Faça chuva ou faça sol, os 20 mil pés de morango da chácara La Choupana, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, estão sempre com a umidade do solo e substrato controlados. A irrigação e o controle da quantidade de adubo nas plantas, que antes eram feitos de forma manual pela família Leschnhak, hoje são realizados de maneira 100% autônoma graças à tecnologia e inovação da startup curitibana IrriGate.

A empresa é apoiada pelo Paraná Anjo Inovador, programa do Governo do Estado desenvolvido pela Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). O sistema de irrigação e análise do solo é controlado por sensores, que ficam instalados embaixo da terra. A irrigação é realizada na medida certa, com controle exato de água independente da variação do clima, tipo de solo e cultivo, sendo monitorada pelo produtor apenas com o uso do aplicativo de celular, simples e intuitivo.

“Cultivo morango há mais de 20 anos. A fruta é sensível e a irrigação é um processo fundamental para boa colheita. Nos últimos anos, procurei modernizar a plantação e encontrei a solução da IrriGate. Com o processo autônomo, tenho muitas vantagens como economia de tempo, maior facilidade e controle da minha plantação”, afirma o produtor Marcelo Leschnhak, proprietário da La Choupana, que oferece serviços de colheita e degustação de morangos para visitantes na Colônia Murici.

A IrriGate nasceu em sala de aula durante a graduação. Os alunos Breno Gonçalves e Gabriel Pupo, e o professor Jânio Gabriel, todos do curso de Engenharia Eletrônica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), começaram o projeto a partir de uma aplicação de prova. A ideia saiu do papel em 2019, virou trabalho de conclusão de curso e nasceu como startup em 2021.

“O projeto inscrito no Anjo Inovador é o IrrigaPlay, um sistema de monitoramento de solo e automação da irrigação voltado para a agricultura familiar. Com os recursos do programa, estamos melhorando a tecnologia do produto, além da expansão da empresa através da contratação de funcionários, criação de sede física e aumento na divulgação”, explica Breno Gonçalves, CEO da startup.

Atualmente, mais de 40 produtores rurais, do Paraná e em outros estados, são beneficiados pelos produtos da empresa de inovação e tecnologia, que trabalha com o conceito de propriedades automatizadas. O sistema serve para outros cultivos da fruticultura.

O investimento para o equipamento IrrigaPlay gira em torno de R$ 10 mil. Porém, a startup tem outras soluções para pequenos agricultores com custos menores. “Para o produtor, basta indicar qual o tipo de cultivo no aplicativo e quanto tempo de muda, e o sistema vai preparar a irrigação da melhor forma possível, se está faltando água, se está em excesso, tudo de acordo com as condições climáticas do dia e necessidade do cultivo”, finaliza Gonçalves.

ANJO INOVADOR Lançado pelo Governo do Estado em 2023, O Paraná Anjo Inovador é o maior projeto do Brasil de incentivo financeiro destinado às startups. O programa promovido pela SEI destinou, na primeira fase, R$ 17 milhões de subsídio exclusivo para as empresas paranaenses enquadradas por lei como startups.

Ainda no primeiro semestre de 2024, a SEI lançará uma nova fase do programa, com um novo edital de até R$ 20 milhões, contemplando outras empresas. Serão escolhidas até 80 startups. Cada projeto passa por um crivo de seleção determinado por edital para receber até R$ 250 mil de investimento.