Soltura de peixes no Iguaçu encerra programação especial do Dia do Rio no Paraná

O Rio Iguaçu recebeu a soltura de peixes nativos, oriundos de doação voluntária pelos apoiadores do evento, como forma de promover a educação ambiental e estimular na população a conscientização sobre a importância da natureza.
Publicação
28/11/2022 - 15:30

Confira o áudio desta notícia

Uma ação neste final de semana (26 e 27) envolveu diversas atividades ambientais no Rio Iguaçu, na Represa de Salto Caxias, no Oeste do Estado, e finalizou as atividades desenvolvidas no Paraná durante a semana em comemoração ao Dia do Rio. Ao todo, 74 barcos participaram do evento, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.  

O Rio Iguaçu recebeu a soltura de peixes nativos, oriundos de doação voluntária pelos apoiadores do evento, como forma de promover a educação ambiental e estimular na população a conscientização sobre a importância da natureza. 

A ação contou com um grande torneio de pesca esportiva (com a liberação dos peixes), organizado pelo Clube Pato Pescador no município de Cruzeiro do Iguaçu. Os participantes também fizeram coleta de lixo das águas e distribuíram mudas frutíferas nativas para a comunidade.

“Já estão programados mais de 30 eventos como este para o ano que vem, o que configura o real foco do projeto Rio Vivo, que é garantir os rios limpos, povoados com peixes nativos e promover a educação ambiental com a comunidade local”, destaca o superintendente de Bacias Hidrográficas e Pesca do Estado do Paraná, Francisco Martin.

RIO IGUAÇU – Dos aproximadamente 72.600 quilômetros quadrados de rios do Estado, a Bacia Hidrográfica do Rio Iguaçu é a maior, com 54.700 quilômetros quadrados.

As suas principais demandas hídricas se dão por abastecimento público (cerca de 63% do uso), com a região do Alto Iguaçu abrigando a maior porcentagem. Em seguida estão a agropecuária (cerca de 19%) e a atividade industrial (cerca de 18%), ambas com a maior concentração das suas atividades na região do Médio e Baixo Iguaçu.

DIA DO RIO – Durante toda a semana passada ocorreram diversas ações em todo o Estado em celebração ao Dia do Rio, como o plantio de mudas nativas raras ou ameaçadas de extinção, dentro do escopo do programa Paraná Mais Verde. Também foram realizadas atividades em campo para proteção de nascentes e lives com produtores rurais.

O dia 24 de novembro foi instituído como o Dia do Rio com a finalidade de conscientizar as pessoas quanto à preocupação com a escassez da água.

GALERIA DE IMAGENS