Sinfonia de Mahler desafia público e Orquestra Sinfônica do Paraná em concerto no Teatro Guaíra

14/11/2022 - 15:30

A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) apresenta na manhã deste domingo (20) um programa com a 7ª Sinfonia de Mahler. A regência fica por conta do maestro Ira Levin, que vem pela primeira vez a Curitiba especialmente para trabalhar com a OSP. O concerto acontece no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Os ingressos já estão à venda pelo site Ticket Fácil.

“Estou ansioso para conhecer a orquestra e a cidade”, disse o maestro. “Sempre ouvi coisas boas sobre a orquestra, mas ainda não tive contato. Estou ansioso para isso. É uma obra bem difícil e desafiadora. Acho que vai ser um primeiro encontro muito bom. Tenho boas expectativas”.

“É uma grande responsabilidade trabalhar com uma peça tão tecnicamente complexa e emocionalmente instigante quanto a 7ª de Mahler”, afirmou Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

“A experiência de Levin, tanto com as composições de Mahler quanto com o romantismo alemão, são fundamentais para que a Orquestra Sinfônica do Paraná possa oferecer toda a emoção que o público merece através dessa peça”, disse.

MAHLER – A sinfonia n.º 7 em mi menor, chamada canto da noite, foi escrita entre 1904 e 1905 e constitui o ponto mais avançado de seu modernismo e, talvez por isso, a que mais demorou a ser reconhecida pelo público.

“A 7ª de Mahler foi considerada por muitos anos a ovelha negra. Na verdade, especialmente o final. É até difícil dizer em poucas palavras. É uma sinfonia muito excêntrica. O primeiro movimento, que eu adoro, é um dos mais complicados de Mahler”, conta Levin.

Apesar de ser uma obra de execução complexa e avançada harmonicamente, o público não terá problemas para apreciar. Ele garante que “é fácil de ouvir, mas é difícil decifrar os temas”. A questão está nas possibilidades de compreensão e significados. “O que ele quis dizer com essa sinfonia é que é bem problemático”, disse.

O maestro evita cair na armadilha da interpretação rasa, dizendo que o significado da música muda ao longo do tempo. Ele afirma, porém, que parte do segredo está em “entender a literatura romântica alemã”, citando nomes como E. T. A. Hoffmann.

Data: 20 de novembro, domingo

Horário: 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo S/N – Centro – Curitiba – Paraná.

Tempo de duração do espetáculo: 90 minutos

Classificação etária: 7 anos