Serviços do Paraná crescem acima da média nacional e puxam alta do setor no Brasil

O aumento é quatro vezes superior à variação nacional no período, que foi de 0,3%. De acordo com o IBGE, o crescimento paranaense ao longo do mês foi o que mais impactou para o avanço do setor em todo o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro, que registrou alta de 2,3%.
Publicação
14/05/2025 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

O setor de serviços do Paraná cresceu 1,2% em março de 2025 na comparação com fevereiro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (14). O aumento é quatro vezes superior à variação nacional no período, que foi de 0,3%.

De acordo com o IBGE, o crescimento paranaense ao longo do mês foi o que mais impactou para o avanço do setor em todo o Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro, que registrou alta de 2,3%. Outros estados com prestação de serviços importantes para o setor em nível nacional, por outro lado, registraram queda, como São Paulo (-0,2%) e Rio Grande do Sul (-0,9%).

No acumulado do ano, considerando o período entre os meses de janeiro e março, o crescimento do Paraná também foi de 1,2%. Já no recorte dos últimos 12 meses, que consideram o período entre abril de 2024 e março de 2025, a alta do volume de serviços no Estado foi de 3,1%.

Considerando a receita nominal dos serviços, que é um retrato do quanto de dinheiro foi movimentado de maneira bruta pelas empresas do setor, o crescimento do Paraná no mês de março em relação a fevereiro foi de 0,9%. Dos 27 estados brasileiros, 12 registraram queda neste índice.

No acumulado do ano de 2025, o aumento de receita dos serviços paranaenses foi de 6%, enquanto no recorte acumulado em 12 meses a alta foi de 7,9%, mostrando o impacto econômico do setor para a economia local.

TURISMO A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) também apresentou os dados relativos ao turismo, em que o Paraná vem acumulando sucessivos crescimentos ao longo dos últimos anos. Na variação acumulada de 2025, considerando o intervalo entre os meses de janeiro e março, o Paraná teve o sexto maior aumento do Brasil, com alta de 7,5%. O resultado ficou acima da variação nacional, de 4,7%.

Em relação às receitas nominais das atividades turísticas, as empresas paranaenses do ramo registraram aumento de 11% ao longo do ano, enquanto o crescimento nacional foi de 9,6%.

PESQUISA A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do setor, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 pessoas ou mais ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação.

Os resultados completos sobre o Paraná, Brasil e demais estados podem ser consultados no sistema estatístico Sidra, do IBGE.

GALERIA DE IMAGENS