Segurança recebe alunos do curso de Criminologia da Unicuritiba em visita técnica

29/10/2022 - 09:30

Alunos da graduação do curso de Criminologia do Centro Universitário Curitiba (Unicuritiba) estiveram presentes em uma visita técnica na Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) nesta semana. O intuito foi proporcionar aos acadêmicos maior conhecimento na área da análise criminal e estatísticas, apresentando o modo que a Sesp aplica esse conhecimento no planejamento da segurança no Paraná.

Durante a visita, os alunos puderam acompanhar palestras sobre as atividades desenvolvidas pelo Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape), que é responsável pela análise e mapeamento criminal de cada ponto do Estado do Paraná.

O coordenador do Cape, major Cláudio Todisco Silveira, ressaltou a relevância de esclarecer aos alunos a atuação da segurança pública para o Estado. “O objetivo é fazer uma apresentação sobre segurança pública e suas atribuições. A intenção é que a turma de Criminologia perceba que este órgão e as forças que o compõem têm grande importância para o Estado do Paraná, pois as informações que são produzidas através dos registros de crimes resultam em estudos que permitem o aperfeiçoamento da atuação”, ressaltou.

O perito criminal Thiago Massuda, que atua na Polícia Científica do Paraná há 14 anos, abordou temas que envolvem a tecnologia e laudos criminais. "É interessante poder aproximar os acadêmicos das instituições e mostrar para eles os avanços que a gente tem alcançado no âmbito da Polícia Científica nos últimos anos”, afirmou.

A criminologia é o campo de estudos que reúne conhecimentos sobre os crimes que assolam a sociedade. Seu objetivo é compreender as causas e os agentes dos atos criminosos buscando, assim, combatê-los e trazer mais qualidade de vida para população no geral.

“Faz parte do currículo do curso de Criminologia o estudo da análise criminal, do planejamento e da estatística. São disciplinas que eles têm durante a graduação. Essa visita complementa a aplicação desses conhecimentos na formação dos nossos alunos. O Cape é uma inovação para o Paraná, fazendo toda a diferença na segurança do Estado” ressaltou a professora e doutora da Unicuritiba, Karla Pinhel.

Já a aluna Neusa Salete Vitola Pasetto considerou relevante a apresentação de como a Sesp atua para propiciar segurança ao cidadão. “Essas palestras, ao meu ver, foram importantíssimas. Uma análise com método científico, como a Cape apresentou, mostra profissionais unidos em prol desse objetivo”, disse.