Segurança encerra atividades do Litoral Cidadão com última exposição em Paranaguá

26/01/2023 - 14:40

A Secretaria estadual da Segurança Pública (Sesp) encerrou nesta quarta-feira (25) as atividades do Litoral Cidadão. A última exposição foi na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade os serviços realizados pelas forças de segurança, aproximando a população das polícias e do Corpo de Bombeiros.

O Litoral Cidadão teve sua estreia durante a temporada do Verão Maior Paraná 2023 e iniciou as atividades no dia 4 de janeiro. A exposição aconteceu durante as quartas-feiras do mês de janeiro e passou por Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, encerrando suas atividades na cidade de Paranaguá.

“O objetivo dessa exposição itinerante foi aproximar as pessoas que são moradoras do Litoral, para que primeiro conheçam a estrutura que está à disposição delas com relação à segurança pública, para que recebam algumas orientações, bem como a confecção de boletins de ocorrência na Delegacia Móvel da Polícia Civil. Tivemos vários exemplos, crianças com autismo que estão se aproximando dos cães, dos cavalos, conhecendo os policiais. Então, quanto mais próxima a sociedade for da polícia, melhor”, explicou o secretário Hudson Leôncio Teixeira.

O Litoral Cidadão reuniu equipes das polícias Civil, Militar, Científica e Penal, além do Corpo de Bombeiros. Nesta última edição, ainda houve a participação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) e da Secretaria do Esporte do Estado, que promoveram algumas atividades voltadas às crianças, como dança, bambolê e brincadeiras com dados.

Durante a exposição, foram feitas orientações sobre serviços das forças, bem como boletim de ocorrência, demonstração de perícias, dos equipamentos e veículos usados pelas polícias. Atração especial durante as quatro edições, os cães também estavam à disposição da população, que pode conhecer uma pouco mais da sua atuação em conjunto com as polícias.

"Foi um evento espetacular. Eu fui policial militar durante 30 anos e sempre buscamos essa interação da sociedade com as forças de segurança”, disse o secretário municipal de Segurança de Paranaguá, João Carlos Silva. “É importante a gente quebrar esse paradigma de ensinar os filhos a terem medo da polícia. É fundamental que os pais orientem os filhos a falarem com o policial, caso necessário, porque quando você precisar eles estarão ali para apoiá-los”.

O Litoral Cidadão foi promovido em Paranaguá e recebeu seis grupos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Paranaguá. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Leal Loiola Falanga, esse tipo de acontecimento na cidade é importante para que as crianças dos grupos de convivência dos CRAS possam ter intimidade e contato com as ações dos serviços da Secretaria de Segurança do Estado.

“Tenho certeza que essa experiência sem dúvida nenhuma será muito rica para os grupos dos CRAS”, afirmou.

A moradora de Paranaguá Fernanda Neves disse que ficou sabendo dessa exposição pela rede social da Prefeitura de Paranaguá e trouxe os filhos, e sobrinhos. “Amaram os animais da exposição da Polícia Ambiental e também os cachorros da Polícia Civil e da Polícia Penal. Sem falar na tecnologia que o pessoal da Polícia Penal apresentou aqui, com os drones, e isso prende a atenção de crianças e também dos adultos”, disse.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná tem ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. No site www.verao.pr.gov.br é possível conferir a programação completa das atrações promovidas pelo Governo do Estado, que acontecem nos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, na região Noroeste.