Segurança e prefeituras de Toledo e Irati vão compartilhar informações

24/07/2021 - 16:30

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e as prefeituras de Toledo e de Irati vão compartilhar informações gerais e de segurança, juntando Estado com município através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para cada cidade, assinados nesta semana. A medida vai permitir maior agilidade nas investigações por parte da Segurança Pública e autonomia para que o município acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado e a aproximação com os municípios faz parte do planejamento estratégico da pasta para a melhoria da segurança pública. “Por meio da assinatura destes termos de cooperação reforçamos o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol da celeridade na pronta resposta aos paranaenses. Ao compartilhar essas informações com os municípios do Estado, também fortalecemos a agilidade no trabalho de policiamento da região”, ressaltou.

O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com guardas municipais já contempla 29 cidades paranaenses. O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema. Também no mês de julho, foram assinados com as prefeituras de Fazenda Rio Grande e Guaratuba.

As cidades de Irati e de Toledo agora poderão acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção até consultas e demais informações. Os municípios também têm a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança que possui estatísticas criminais.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância deste convênio, o qual reforça a parceria entre a Sesp e o Governo do Paraná e o avanço para a área de segurança do município de Irati. “Estamos muito agradecidos pela parceria com esse sistema de segurança, que estão olhando para os pequenos municípios e atentos como um todo para a segurança do Paraná. Com isso quem ganha é a população”, afirmou.

De acordo com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, todos os atos que se faz junto com a Secretaria da Segurança são fundamentais para que a população de Toledo tenha a efetiva condição de segurança pública. “Este termo é um dos pontos que tratamos na nossa gestão. A conexão de câmeras de monitoramento com a secretaria de Segurança dá o visual daquilo que acontece no território municipal. Isso é importante para a segurança de nossos municípios”.

A assinatura do convênio vai possibilitar a celeridade nos trabalhos e a troca de informações, por meio dos boletins de ocorrências entre as guardas municipais de Irati e Toledo com a Polícia Militar que atua em cada região, conforme destacou o secretário municipal da segurança de Irati, Edson Luis Elias. “Este boletim integrado vai favorecer o município, pois a Guarda Municipal vai ser um auxílio à Polícia Militar na consulta às informações de forma muito mais prática, principalmente na era do celular, e não atrapalha o trabalho de policiamento”, destacou.

PRÁTICA - O comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre, falou como vai funcionar o trabalho na prática e o benefício ao município de Irati. “Será o ganho de tempo no atendimento da ocorrência. O cidadão que está com alguma coisa em seu desfavor, nós poderemos consultar, de forma rápida, e também ter uma ação mais rápida, pois antes a gente perdia um tempo nas consultas com outros órgãos e agora teremos esse acesso direto”, esclarece.

Segundo o secretário da Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Almeida, a assinatura é fundamental para o desenvolvimento das ações que serão executadas no município. “Este ato é extremamente útil, pois teremos um intercâmbio de imagens e informações, que chegará à Secretaria da Segurança, possibilitando mais qualidade de vida e segurança para a sociedade de Toledo, ou seja, um fator importante por parte do convênio do estado”, destaca.

PRESENÇAS - Estiveram presentes o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares; o prefeito de Toledo, Beto Lunitti; o prefeito de Irati, Jorge Derbli; o secretário da Segurança e Trânsito de Toledo, Arthur Almeida; o secretário municipal da segurança de Irati, Edson Luis Elias; o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre; o corregedor da Guarda Municipal, Sergio Santana; e o representante do deputado estadual Artagão, o chefe de gabinete, Wilson Pilarski.

Também estiveram presente o assessor militar da Sesp, coronel Adilson Luiz Correia dos Santos; o assessor da Polícia Civil, delegado Vinicius de Carvalho; o coordenador do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), capitão Claudio Todisco Silveira; o assessor jurídico, delegado Alexandre Rorato e o assessor jurídico do Depen, delegado Renan Ferreira.

Carlos Massa Ratinho Junior, Secretaria da Segurança Pública do Paraná, Governo do Paraná