Segurança Pública leva o 3° lugar no Concurso de Boas Práticas da Rede de Ouvidorias

O projeto premiado foi Ouvidoria Itinerante Operação Verão Maior Paraná 23/24, que recebeu uma nota final de 88,7. A ação percorreu os sete municípios do litoral do estado a fim de promover a participação social da população e dos servidores para o aprimoramento da Segurança Pública.
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03/06/2025 - 19:30

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O Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (NICS) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp), através de sua Ouvidoria, conquistou nesta terça-feira (03) o terceiro lugar no VII Concurso de Boas Práticas da Rede Nacional de Ouvidorias, organizado pela Controladoria-Geral da União (CGU). O projeto premiado foi Ouvidoria Itinerante Operação Verão Maior Paraná 23/24, que recebeu uma nota final de 88,7.

A entrega do troféu e dos certificados aconteceu na sede da Secretaria, em Curitiba. O prêmio foi referente à categoria de ouvidorias públicas de municípios com mais de 300 mil habitantes, além de ouvidorias vinculadas a estados, ao Distrito Federal, ou instituições federais. Ao todo, 27 projetos estavam concorrendo nesta esfera.

A ação percorreu os sete municípios do Litoral do Estado a fim de promover a participação social da população e dos servidores para o aprimoramento da Segurança Pública. Por meio de questionários, a equipe designada entrevistou mais de 500 pessoas, com o objetivo de analisar a efetividade das ações desenvolvidas durante o Verão Maior Paraná 23/24.

“Esse prêmio vem para coroar todo esse trabalho e empenho que eles têm aqui na Secretaria. Essa iniciativa se fez uma voz no meio da população e também para  público interno”, disse o diretor-geral da Sesp, Adilson Luiz Lucas Prüsse.

Junto com a Paraná, ficaram no pódio também a Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas, que garantiu o primeiro lugar com o projeto Sefaz em Ação. No segundo lugar ficou a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará, com a Avaliação de Serviços Públicos na Opinião do Cidadão.

A entrega dos prêmios foi feita pelo superintendente da CGU no Paraná, Ricardo Jhum Fukaya, que enfatizou a importância da participação da Ouvidoria no concurso. “O Concurso de Boas Práticas é justamente para celebrar e reconhecer a participação das instituições. E conseguir a vitória, ganhar um prêmio, é a consequência de um bom trabalho”, destacou.

PROJETO – A Ouvidoria Itinerante Verão Maior Paraná 23/24 foi criada a partir de uma solicitação da Diretoria-Geral para que o núcleo, dentro do seu campo de atuação, promovesse trabalhos específicos voltados ao Verão Maior Paraná. 

“Foi percorrido todo o Litoral, entrevistando servidores e a população através de formulários, fixação de cartazes, por meio de panfleto, com as informações dos canais de atendimento e endereços, visando o contato tanto da população quanto dos servidores”, disse o chefe do NICS cabo André Bach Biss.

Essas ações foram feitas com o objetivo de divulgar as funções do NICS e do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias (SIGO), com o objetivo de resolver as demandas dos servidores e da população em tempo hábil, além de coletar informações para aprimorar as atividades executadas durante a Verão Maior.

“O acolhimento com o cidadão e com o servidor deu oportunidade para a gestão conhecer suas fragilidades e aperfeiçoar a administração, dando uma resposta efetiva e eficiente à nossa população e ao profissional de segurança”, disse o policial penal e ouvidor da Sesp Diego Machado Graf.

CONCURSOS ANTERIORES – O VII Concurso foi o primeiro disputado pelo Paraná, mas, na premiação do ano anterior, o Estado conseguiu o pódio através da Controladoria Geral do Estado (CGE).

“A continuidade desse prêmio traz o conhecimento para todos de que o Paraná é vanguardista quando se fala de ouvidoria”, ressaltou a ouvidora-geral do Estado, Letícia Rani Pedrozo Dohms, sobre a importância da presença do Paraná em anos consecutivos entre os primeiros.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes no evento os assessores da diretoria-geral, Jota Cruz e Fábio César da Silva; o coordenador do Núcleos de Ações de Ouvidoria e Prevenção à Corrupção (Naop) da Controladoria-Regional da União do Paraná, Demian Bianchi Bertozzi; a agente de Controle Interno, Tatiele Faot, e os servidores Camille Batista, Isabelle Alice e Maria Vitória Gouveia.

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