Secretários vistoriam obras do Hospital de Colombo, que poderá fazer 400 cirurgias/mês

Os secretários estaduais da Saúde, César Neves, e das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriaram a obra. Nova unidade terá capacidade para até 400 cirurgias por mês, além de 126 leitos de internamento, sendo 10 de UTI adulto, possibilitando internar, em sua capacidade plena, 1.127 pacientes por mês.
16/03/2023 - 18:30

A construção do Hospital Geral de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, recebe investimentos de R$ 67,2 milhões e vai reforçar o atendimento no município e cidades vizinhas. Nesta quinta-feira (16) os secretários estaduais da Saúde, César Neves, e das Cidades, Eduardo Pimentel, vistoriaram as obras. Do investimento total, R$ 20 milhões são do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, e R$ 47,2 milhões de contrapartida do município. A execução do projeto acontece por meio da Diretoria de Edificações da Secretaria das Cidades.

A nova unidade está em execução em uma área de 13 mil metros quadrados no Jardim Monza, na Rua Princesa Izabel. Com sua conclusão, o hospital terá uma capacidade de até 400 cirurgias por mês, além de 126 leitos de internamento, sendo 10 de UTI adulto, 95 de enfermaria e 21 de enfermaria pediátrica, possibilitando internar, em sua capacidade plena, 1.127 pacientes por mês.

"Este é um município com mais de 200 mil habitantes, o que valida ainda mais a importância desta obra. Estamos falando não apenas de uma unidade moderna, mas de uma verdadeira reestruturação na capacidade de atendimento de toda a região. Este é mais um passo firme em direção ao principal norte atribuído a nós pelo governador Ratinho Junior: a regionalização da saúde", afirmou César Neves.

Para Pimentel, construção da unidade hospitalar representam um avanço para o futuro do município. “Este hospital irá tornar Colombo referência no atendimento à saúde, com fortalecimento não apenas para os cidadãos do município, mas também do norte de Curitiba e de toda a região. Um compromisso do governador Ratinho Junior e do que está saindo do papel”, avaliou.

O prefeito de Colombo, Helder Luiz Lazarotto, disse que a obra é esperada há muito tempo e que facilitará o atendimento dos moradores do município. “Estamos com a obra acontecendo, inclusive adiantados em relação ao cronograma, mesmo com as chuvas. Há muito nosso município aguarda por isso. Teremos um espaço de maior conforto para a nossa população, que não precisará se deslocar para Curitiba e outros centros em busca de procedimentos de saúde", afirmou.

Com a finalização da estrutura, estima-se que o hospital terá capacidade para realizar cerca 15 mil exames por mês. Para isso, a obra prevê a construção de nove consultórios com atendimento em diversas especialidades, como clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ortopedia, vascular, urologia, anestesiologia e nutrição ambulatorial. O atendimento deverá chegar a 7.204 consultas mensais. Além disso, a unidade contará com serviços de apoio laboratorial, raio-x, tomografia, ressonância, ultrassom, eletrocardiograma.

OUTROS INVESTIMENTOS Pimentel esteve, ainda, no local da obra de pavimentação de 18.974,00 metros quadrados, também em execução em ruas do município, que inclui drenagem, meio-fio e sarjeta, revestimento, paisagismo, sinalização de trânsito, ensaios tecnológicos e placas de comunicação visual. O investimento é de R$ 5,3 milhões do Programa de Transferência Voluntária da Secretaria das Cidades.

A melhoria, nos bairros Jardim São Gabriel e Osasco, vai beneficiar diretamente os moradores das ruas Prefeito Pio Alberti, entre as ruas Odonis Bighi e André Nadolny (1.319,31 m de extensão), e da Rua Ludovico Kachel (entre André Nadolny e a Rotatória da Avenida São Gabriel (705,10 m de extensão). “É gratificante ver os projetos serem realizados e sempre voltados para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescentou.

Além desses recursos, a operação junto à Secretaria das Cidades, desde janeiro de 2019, permitiu à Prefeitura de Colombo executar outras 14 obras, a adquirir veículos e equipamentos rodoviários e a realizar o Plano de Mobilidade Urbana.

Somados, esses projetos representam a destinação de R$ 66 milhões pelo Programa de Transferência Voluntária e por operações de crédito, com análise técnica e fiscalização sob a responsabilidade do Serviço Social Autônomo Paranacidade. Desse conjunto de ações, oito já foram concluídas, cinco estão em execução, uma em projeto licitatório, três em análise e duas estão em elaboração pelo município.