Secretários de cinco estados defendem maior integração contra os crimes nas regiões de fronteira

O Paraná sedia o I Encontro entre Secretários de Segurança Pública do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul (SULMASSP). A integração busca proporcionar cooperação técnica e operacional, principalmente contra crimes nas regiões de fronteira.
Publicação
31/03/2023 - 10:30

Confira o áudio desta notícia

Fortalecer a integração das forças de segurança pública é o foco da reunião de secretários desta área dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O Paraná é a sede do encontro, que começou nesta quinta-feira (30), no Palácio Iguaçu, e prossegue nesta sexta-feira (31), na sede da Cidade da Polícia, em Curitiba. A integração busca proporcionar cooperação técnica e operacional, principalmente contra crimes nas regiões de fronteira.

O vice-governador Darci Piana esteve na abertura deste I Encontro entre Secretários de Segurança Pública do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul (SULMASSP) e afirmou que este momento de diálogo vai melhorar a segurança entre os estados. “Esperamos que, com isso, consigamos fazer mais e melhorar a segurança, principalmente das nossas fronteiras. Esperamos que esse diálogo seja promissor e tenhamos um bom resultado”, afirmou Piana.

Uma das intenções do grupo é estabelecer procedimentos relativos ao planejamento das operações e executar ações conjuntas contra os crimes com maior incidência. “Na segurança pública não temos tempo a perder e, nesse momento, tenho certeza que conseguiremos muitas respostas a que nos propusemos buscar”, disse o secretário da segurança pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

“Quem ganha com isso é toda a sociedade, em especial nossos operadores de polícia, que terão mais informações e recursos com o fortalecimento dos estados nas divisas e fronteiras”, afirmou. “Esse evento visa maior parceria e unificação das ações interestaduais, segurança pública se faz com cooperação e integração, com compartilhamento de inteligência e de recursos humanos".

As ações nas fronteiras Sul se refletem em todo o Brasil, segundo o secretário de São Paulo, Guilherme Derrite. “Iniciativas como essa, de alinhamento, boas práticas, compartilhamento de base de dados e serviços de inteligência são fundamentais para que possamos nos unir e combater o crime e o crime organizado, que vem atuando em todo o território nacional e até mesmo transnacionais, como o tráfico internacional de drogas”, afirmou.

Na primeira reunião estratégica, logo após a abertura, o secretário do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, reforçou que a integração se dará com ações concretas, investigações em conjunto, atividades de caráter preventivo e ostensivo nas divisas e em regiões de fronteira, além do compartilhamento de dados de inteligência. “Teremos um ganho não só para planejamento, feito pelas secretarias, como nas ações das polícias militares e civis”, afirmou.

O representante da Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Alessandro José Machado, informou que nesta sexta-feira o diálogo é ainda mais abrangente, pois prevê que cada polícia discuta temas mais específicos e elabore estratégias futuras. “A importância está na colaboração que uma polícia pode ter com a outra, tendo em vista que os problemas geralmente são os mesmos”, comentou. Cada representante policial se reunirá com profissional da força correspondente do estado vizinho.

A intenção das forças policiais é que o encontro ocorra a cada dois ou três meses, para acompanhar os planejamentos de ações conjuntas e avaliar a situação de cada estado. “Essa iniciativa é muito importante, pois quando temos investimentos e inteligência, somado à integração, temos mais força, resultados mais efetivos para todo o País, não somente para o estado que representamos”, frisou o secretário do Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira.

GALERIA DE IMAGENS