Secretaria da Saúde promove oficina do PlanificaSUS em Apucarana

Encontro teve adesão integral dos 18 municípios de abrangência da 16 ª Regional da Saúde. Projeto foi implantado no Paraná em 2019 e é voltado para a Atenção à Saúde do Idoso.
16/12/2021 - 17:30

A Secretaria estadual da Saúde realizou nesta quinta-feira (16) da oficina do PlanificaSUS na 16ª Regional de Saúde de Apucarana. O secretário Beto Preto participou do encontro, que teve adesão integral dos 18 municípios de abrangência da regional.

O projeto foi implantado no Paraná em 2019 e é voltado para a Atenção à Saúde do Idoso. Neste ano, todas as 22 Regionais do Estado estão aderindo às ações do programa e capacitando os profissionais de Saúde da Atenção Primária.

“O objetivo deste programa é aproximar a Unidade Básica de Saúde do atendimento especializado, integrando e trazendo o serviço até a casa das pessoas. Esta é a proposta do governador Ratinho Junior de regionalização, dar mais integralidade ao cidadão paranaense que utiliza o Sistema Único de Saúde”, afirmou Beto Preto.

As oficinas são promovidas pela Sesa dentro da metodologia de Planificação proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), em parceria com o Ministério da Saúde e executada pelo Hospital Israelita Albert Einsten.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, comemorou a adesão dos municípios. “Para nós é muito gratificante que todo o Estado faça parte desta nova etapa do projeto, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde”, disse.

PRESENÇAS – Participaram do encontro o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; o prefeito de Marilândia do Sul e presidente da Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar) e Consórcio Paraná Saúde, Aquiles Takeda Filho; o prefeito de Apucarana, Junior da Femac; o diretor da 16ª Regional, Marcos Costa; e autoridades dos municípios de abrangência.