Secretaria da Saúde forma mais de mil alunos em curso de saúde mental

Aplicado na modalidade de Ensino a Distância (EAD), o curso contou com uma carga de 200 horas de aulas e atividades aos alunos, garantindo também apoio de monitoria.
30/11/2022 - 18:20

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com a Escola de Saúde Pública do Paraná, (ESPP), promoveu nesta quarta-feira (30) o evento de encerramento do Curso de Aperfeiçoamento em Saúde Mental para a Atenção Primária à Saúde. A capacitação, que conta com mais de mil formandos e iniciou ainda em maio, tem como objetivo o fortalecimento da Rede de Saúde do Paraná.

“Esse é um curso de suma importância, principalmente quando consideramos os gargalos do pós-pandemia. Essa área de atuação deve desempenhar um papel central. Por isso, quero parabenizar a todos os formandos que dão mais esse passo não somente em caráter de conquista individual, mas também de esforço coletivo, fortalecendo a capacidade de atendimento do Estado”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Essas ações auxiliam, inclusive, no fortalecimento da regionalização da saúde, permitindo que um maior número de profissionais capacitados possam atender os paranaenses. O governador Ratinho Junior sempre verbalizou a importância de assegurar que nenhum cidadão fique desassistido, e esse curso nos leva a avançar ainda mais em direção a essa realidade”, completou o secretário.

CONFERÊNCIA – No mês passado, a Sesa promoveu a V Conferência Estadual de Saúde Mental do Paraná, na qual estimulou a discussão de 334 propostas de ações de ampliação de serviços na área. Destas, 12 foram eleitas para encaminhamento a Brasília, onde serão apresentadas na Conferência Nacional de Saúde Mental, que deve acontecer no próximo ano.

"Temos realizado grandes investimentos nas linhas de cuidado em saúde mental, desde a promoção de eventos, até a capacitação de servidores e campanhas de combate a males como a depressão. Nosso objetivo é formar profissionais engajados, com olhar humanizado, acolhedor e atencioso para melhor atender a todos que necessitem deste tipo de serviço”, finalizou o secretário.