Secretaria da Fazenda divulga primeiro vídeo da série sobre Transparência e Controle Social

Serão apresentados ao longo dos próximos meses outros três vídeos. O objetivo dos vídeos é de orientar e desburocratizar a informação com explicações didáticas para que a população entenda temas acerca da transparência e ações do governo. 
Publicação
08/12/2021 - 18:30
Editoria

A Secretaria estadual da Fazenda divulgou nesta quarta-feira (08), durante segundo dia da “1ª Semana Paranaense da Transparência Fazendária: Comunicação e Responsabilidade”, o vídeo de estreia da série Transparência e Controle Social, elaborada em formato audiovisual pela Escola Fazendária e Ouvidoria e Transparência. Serão apresentados ao longo dos próximos meses outros três vídeos.

O objetivo é orientar e desburocratizar a informação com explicações didáticas para que a população entenda temas acerca da transparência e ações do governo. 

O vídeo, apresentado durante o evento, aborda o controle social como explicação da fiscalização, monitoramento e controle das ações de governo. O segundo trará a temática do Acesso à Informação, pelo qual a sociedade pode ajudar a melhorar a qualidade dos serviços públicos.  

Já o terceiro vai apresentar a transparência como sendo fundamental para a sociedade, com serviços disponíveis de execução orçamentária; receita tributária; resultados financeiros; dívidas tributárias; benefícios fiscais; despesas; responsabilidade fiscal; pagamentos efetuados, entre outros. E por fim, o quarto vídeo terá informações sobre os canais de atendimento, conscientizando a sociedade ao acesso ao Portal da Transparência e aos canais da Secretaria da Fazenda e Receita Estadual.  

A série com quatro vídeos será compartilhada durante os meses de dezembro e janeiro no YouTube e redes sociais oficiais da Secretaria da Fazenda.  

SEGUNDO DIA – No segundo dia foram discutidos temas para fomentar a cultura da transparência no Estado, com palestras sobre a ampliação de Ferramentas de Comunicação com a Sociedade e transparência na comunicação e dos serviços do fisco estadual. 

“Com esse encontro buscamos destacar os valores de transparência, do controle social fazendário, dos mecanismos de acesso à informação e da importância dos canais de atendimento e da ouvidoria como ferramentas de controle social”, explicou a ouvidora da Sefa, Clarice Kusma Baisan Fernandes.   

SEMANA – A 1ª Semana Paranaense da Transparência Fazendária foi promovida pela Secretaria da Fazenda, por meio da Ouvidoria e Transparência da Sefa, com o apoio da Controladoria Geral do Estado (CGE); 

O evento em alusão ao mês ‘Dezembro Transparente’ teve como foco destacar os valores da transparência e do controle social fazendário, além de conscientizar a população em geral e os agentes públicos sobre o dever da transparência e dos mecanismos de acesso à informação. 

Confira o vídeo:

GALERIA DE IMAGENS

  • Fazenda
    Sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) em Curitiba. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
    Foto: Geraldo Bubniak
    Sede da Secretaria de Estado da Fazenda (SEFA) em Curitiba. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
    Foto: Geraldo Bubniak