Saúde promove mais um encontro de formação dos tutores regionais do PlanificaSUS Paraná

Encontro tem como objetivo instrumentalizar os participantes sobre os atributos, funções assistenciais e instrumentos práticos para aplicação nesses serviços.
10/03/2022 - 16:30

Tutores da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) das 21 Regionais participaram de mais um evento do PlanificaSUS Paraná nesta quarta (9) e quinta-feira (10). O encontro aconteceu na Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) e teve como objetivo instrumentalizar os participantes sobre os atributos, funções assistenciais e instrumentos práticos para aplicação nesses serviços.

Este é o segundo encontro de formação dos tutores regionais promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Conceitos de Gestão com Base Populacional, Território e Territorialização e integração da APS e Vigilância em Saúde foram alguns dos temas trabalhados nesses dois dias de evento. As diretrizes e informações repassadas aos tutores serão replicadas aos municípios e Regionais de Saúde do Paraná.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, o plano é uma estratégia de educação permanente que busca consolidar a operacionalização plena da Rede de Atenção à Saúde (RAS), visa desenvolver competências, habilidades e atitudes necessárias às equipes técnicas e gerenciais para organizar, qualificar e integrar os processos de trabalho da (APS), (AAE) e Atenção Hospitalar (AH) com foco nas necessidades de saúde dos usuários.

“A inclusão da proposta para as regionais está no Plano Estadual de Saúde (2020-2023). Hoje, a cobertura do projeto contempla todo o Estado. A participação de todos os municípios paranaenses representa uma conquista para a garantia de assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse.

HISTÓRICO – Em julho de 2019, a Sesa aderiu à proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Ministério da Saúde, executada pelo Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do ProadiSUS. No Estado, a 4ª Regional de Saúde de Irati foi escolhida para iniciar as atividades do PlanificaSUS.

“A instrumentalização e participação dos tutores regionais permitem a expansão imediata da metodologia da planificação para as regiões, garantindo inclusive a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde para a implantação do projeto”, enfatizou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e coordenadora do projeto no Paraná, Maria Goretti David Lopes.

PRESENÇAS – Participaram do evento a assessora técnica Giorgia Regina Luchese, representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR); e Daniela Cavalcante, representando a Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde (Acispar).