Saúde destaca nova parceria com o Banco Mundial em evento em Brasília

Assunto foi tratado em Brasília, no encontro sobre prioridades para um SUS mais resiliente, promovido pelo Banco Mundial. Entre as ações financiadas pelo banco, estão projetos de integração de sistemas digitais em saúde.
24/05/2023 - 14:50

A Secretaria da Saúde apresentou nesta quarta-feira (24), em evento promovido pelo Banco Mundial, em Brasília, um panorama das experiências do Estado no enfrentamento da pandemia e destacou a nova parceria firmada com a instituição, que prevê modernização no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná.

O diretor-executivo da pasta, César Neves, participou do encontro “Prioridades para um SUS mais Resiliente” e apresentou as solicitações do Estado para ampliar os sistemas integrados de informação para reforçar o apoio na tomada de decisões em momentos de crise. "A pandemia nos demonstrou a necessidade de informação precisa e integrada para a tomada de decisões em tempo adequado e de forma assertiva. Isso melhora a governança e a prestação de serviços ao cidadão", afirmou Neves.

Nos próximos meses, o Banco Mundial aportará US$ 130 milhões para investimentos no programa Paraná Eficiente, de modernização e inovação em gestão pública.

Deste total, US$ 86,72 milhões são para a área da saúde, abrangendo ampliação de leitos hospitalares, integração de sistemas digitais de gestão em saúde e do software de unificação virtual do Samu Mobile, a transformação de 40 Hospitais de Pequeno Porte (HPP) em Unidades de Cuidado Multiprofissionais para atendimento de condições crônicas, sistema de gestão de ambulâncias e política digital.

Dentro deste montante, a integração de sistemas digitais recebe US$ 7,36 milhões. Os sistemas a serem implantados por este projeto permitirão a centralização e o acesso de dados de forma mais rápida e integrativa, garantindo um panorama mais real para a tomada de decisões na gestão em saúde. As áreas técnicas da secretaria já mapearam as demandas para a elaboração do termo de referência de aquisição do sistema.

A ideia para fortalecer a estratégia digital na área e é criar um sistema de informação gerencial que possa, a partir de um compilado de dados, permitir um monitoramento mais robusto das unidades do Estado, além de aumentar a produtividade e garantir maior apoio à decisão gerencial. Para isto, o valor empenhado deve ser de US$ 7,3 milhões.

"Temos vários projetos e reconhecemos a parceria com o Banco Mundial. Por orientação do governador Ratinho Junior, a missão é melhorar ainda mais a efetividade do sistema de saúde no Estado", enfatizou Neves.

A previsão para 2023, além do sistema de informação gerencial, é que o plano de ação tenha foco em transformação de dois Hospitais de Pequeno Porte (HPP) em Unidades de Cuidados Multiprofissionais (UCM), e do software de unificação virtual do Samu Mobile.