Sanepar substitui redes de água em Foz do Iguaçu e implementa tubulação de maior resistência

Serão trocados mais de cinco mil metros de redes na região do Ouro Verde. A troca tem por finalidade padronizar as redes por onde passa a água tratada, reduzir os riscos de rompimentos, evitar desabastecimento por necessidade de manutenção e reduzir a perda de água por vazamento e conserto.
07/03/2022 - 16:50

A Sanepar iniciou neste mês a troca de 5.600 metros de redes de distribuição de água em Foz do Iguaçu (Oeste), na região do Bairro Ouro Verde. A nova tubulação é feita em polietileno de alta densidade (Pead), que é um material que oferece maior resistência, flexibilidade e leveza. A troca da tubulação tem por finalidade padronizar as redes por onde passa a água tratada, reduzir os riscos de rompimentos, evitar desabastecimento por necessidade de manutenção e reduzir a perda de água por vazamento e conserto.

Os trabalhos estão sendo feitos nas ruas das Orcas, Brilhantes, Água Marinha, Palometa, Arenque, Boto, Pirapitinga, Cascudo, Carpa, Marisco e Siri. As equipes da empresa Kammer Kostrutora trabalham no horário das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, utilizando equipamentos e veículos identificados. Eventualmente, podem ainda ser feitos alguns trabalhos nos fins de semana e início da noite.

O gerente regional da Sanepar, Nilton Perez, destaca que as obras visam manter a regularidade e a qualidade dos serviços prestados pela empresa. “Com redes de maior diâmetro e de material mais eficiente temos maior segurança operacional e são reduzidos os riscos de desabastecimento pelo baixo índice de manutenção”, afirma.

A substituição das redes é feita exclusivamente nas calçadas/passeios. Grande parte dos serviços será feita pelo método não destrutivo, ou seja, por cravação, sem a necessidade de abertura de valas. Com isso serão evitados cortes no asfalto e retirada de calçadas em grande parte dos locais, reduzindo os transtornos ao trânsito e a população. Mesmo assim, em alguns trechos, será necessário remover calçadas e haverá movimentação de terra e equipamentos nas ruas.

Enquanto durarem as obras, haverá sinalização de segurança para os pedestres, a fim de garantir a circulação de forma segura. A Sanepar lembra que esses transtornos são temporários e que o resultado, ao final das obras, será o benefício a toda população da região. Os trabalhos devem se estender até meados de abril.

A Sanepar conta com a compreensão de todos até que os trabalhos sejam concluídos. Em caso de dúvidas, Informações e esclarecimentos sobre estas obras ligue para o telefone 0800 200 0115 ou na central de relacionamento da Sanepar em Foz do Iguaçu, na Rua Antônio Raposo, 693 - Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h.