Sanepar inicia vistoria em 1,6 mil ligações de esgoto em Paranacity

Até junho serão vistoriados 1,6 mil imóveis residenciais da cidade. Objetivo é verificar se as ligações foram feitas corretamente e se as instalações hidrossanitárias seguem as orientações da Companhia.
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07/03/2024 - 16:20
Editoria

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A Sanepar iniciou neste mês o trabalho de vistoria técnica operacional nas ligações de esgoto em imóveis de Paranacity, na região Noroeste. A finalidade é verificar se elas foram executadas corretamente e se as instalações hidrossanitárias seguem as orientações da Companhia e da legislação ambiental.

O trabalho é feito pelas equipes da empresa Engezzi Engenharia, contratada pela Sanepar, com agentes treinados e que utilizam crachás e uniformes com a inscrição “A Serviço da Sanepar”. As vistorias devem ser feitas até junho em 1,6 mil imóveis da cidade que já têm disponível a rede coletora de esgoto.

As equipes dependem de autorização do morador para ter acesso ao imóvel e vistoriar pontos de lançamento de esgoto doméstico como banheiros, cozinhas e lavanderias. As condições da caixa de gordura também são verificadas. Os testes utilizam corantes à base de água que não prejudicam a saúde das pessoas ou causam danos ao meio ambiente.

Ao final da verificação, se o imóvel estiver com todas as instalações feitas de forma correta, os agentes emitem um certificado de regularidade. Se houve irregularidade, o cliente é orientado e terá um prazo para fazer as adequações. As vistorias não têm custo e são fundamentais para assegurar o bom funcionamento da coleta e do tratamento de esgoto.

Todos os imóveis servidos pela rede coletora são obrigados a se conectar à rede pública. Quando bem utilizado, o sistema traz benefícios para a comunidade e para o meio ambiente, com o afastamento e o tratamento adequado, inibindo a proliferação de insetos e a disseminação de doenças.

CUIDADOS COM A LIGAÇÃO – A Sanepar reforça que é preciso dar atenção à necessidade da caixa de gordura e à destinação da água das chuvas para as galerias de águas pluviais. Esta é uma das principais irregularidades, junto com o despejo de lixo e gordura na rede coletora. Isso causa transtornos para a Sanepar e também para o cliente, pois pode haver transbordamento de esgoto nas ruas e refluxo de esgoto para dentro do imóvel.

Em caso de dúvida, o contato com a Sanepar pode ser feito pelo telefone 0800 200 0115 (ligação gratuita, 24 horas por dia). Outras informações podem ser encontradas no site da Companhia (AQUI).

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