Sanepar faz interligação de cavas em Piraquara e avança no projeto Reserva Hídrica do Futuro

Complexo de cavas irá armazenar água para abastecimento público na Região Metropolitana de Curitiba. Interligadas, irão funcionar como uma pequena barragem que poderá incrementar cerca de 200 litros de água por segundo à captação da Estação de Tratamento Iguaçu.
Publicação
19/04/2022 - 14:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar avança cada dia mais no trabalho de formação da Reserva Hídrica do Futuro, projeto que prevê a recuperação de 150 quilômetros de rios, a formação de parques e a reservação de águas de cavas, entre a região da Serra do Mar e Porto Amazonas.

Na atual fase, a Companhia está fazendo a interligação das cavas situadas entre a Rodovia BR-277 e a Rua Pastor Adolfo Weidmann, em Piraquara. Neste trecho, três grandes complexos de cavas ocupam uma área de 300 hectares e armazenam cerca de 4 bilhões de litros de água. Interligadas, irão funcionar como uma pequena barragem que poderá incrementar cerca de 200 litros de água por segundo à captação da Estação de Tratamento Iguaçu.

O trabalho está sendo feito com escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras e dragas que retiram do fundo vegetação e sedimentos que obstruem a movimentação da água entre elas. Até o momento, foram retirados 88 mil metros cúbicos de vegetação e 52 mil metros cúbicos de sedimentos. O material é depositado às margens e incorporado ao solo, sem causar impacto ambiental. O serviço, que começou em novembro, já foi feito em 50% da área total.

A Sanepar também irá instalar duas comportas interligando as cavas ao canal paralelo de adução da água da ETA Iguaçu e ao canal de água limpa. Essas comportas vão permitir a saída da água para a captação e também a entrada de água excedente, no período de chuvas. As cavas, que se originaram da extração mineral, armazenam água do lençol freático.

A previsão é que esta fase seja concluída em outubro, quando as cavas poderão contribuir para o abastecimento público.

LIMPEZA – A Sanepar já concluiu a limpeza da Lagoa Corine e do canal de água limpa do Rio Iguaçu, também em Piraquara. A retirada da vegetação aquática da superfície da lagoa e do canal contribui para aumentar a disponibilidade hídrica para o sistema. Desde então, é feita a manutenção para impedir que se forma nova cobertura sobre essas águas.

CORREDOR ECOLÓGICO – A área total da Reserva Hídrica é de 200 quilômetros quadrados, com 50 quilômetros quadrados de área de águas e lagos. A recuperação das águas e de seu entorno margens será feita com ações chamadas de Soluções baseadas na Natureza (SbN), que vão mitigar a contaminação do solo e das águas subterrâneas e superficiais.

O projeto é desenvolvido pelo Governo do Estado e Sanepar, em parceria com os municípios de Curitiba, Araucária, Balsa Nova, Campo Largo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Pinhais, Piraqura, Porto Amazonas, Quatro Barras e São José dos Pinhais.

Em toda a área será formado um corredor ecológico, com preservação da fauna e da flora e a implementação de elementos urbanísticos e áreas de lazer e turismo.

GALERIA DE IMAGENS