Sanepar entrega obras em Santa Tereza do Oeste; investimento total chegará a R$ 36 milhões

Foram entregues nesta quinta-feira (9) as obras de interligação do sistema de abastecimento de água de Santa Tereza do Oeste com Cascavel e a primeira etapa de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade.
09/02/2023 - 15:20

A Sanepar entregou nesta quinta-feira (9) as obras de interligação do sistema de abastecimento de água de Santa Tereza do Oeste com Cascavel e a primeira etapa de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto da cidade. A entrega foi feita pelo presidente da Companhia, Claudio Stabile, e o prefeito Elio Marciniak.

A implantação da primeira fase do sistema de esgoto sanitário compreende a construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, com capacidade para tratar até 36 mil litros de por hora, além de 19 km de rede coletora de esgoto e 7 km de emissário e interceptores. Serão beneficiados cerca de 900 moradores do Bairro Malucelli e do Centro da cidade.

O abastecimento de Santa Tereza do Oeste passou a receber, em 2022, reforço de água tratada em Cascavel, com a interligação dos sistemas, por meio de uma adutora de 16 quilômetros de extensão. A tubulação parte do Centro de Reservação Esmeralda, em Cascavel, até os reservatórios de água de Santa Tereza do Oeste. Cerca de 900 mil litros de água são bombeados diariamente para abastecer 50% da população e garantir água tratada por pelo menos 25 anos.

Também foi autorizado o início das obras da segunda etapa de obras de ampliação do sistema de esgoto. O empreendimento compreende a construção de uma nova estação de tratamento com capacidade para tratar 10 litros por segundo e a execução de quase 30 quilômetros de tubulação. A obra terá início nos próximos dias e a conclusão está prevista para junho de 2024. O investimento da Sanepar nestes empreendimentos é de aproximadamente R$ 36 milhões.

Claudio Stabile destacou os investimentos da Sanepar nas cidades de médio e pequeno porte para a implantação do sistema de esgotamento sanitário. “Nos próximos quatro anos Santa Tereza do Oeste poderá ter aproximadamente 70% da população atendida com coleta e tratamento de esgoto. Isto é uma revolução, uma mudança radical na questão de saúde pública do município”, afirmou.

O prefeito Elio Marciniak ressaltou a parceria do Governo do Estado e da Sanepar para investir no desenvolvimento de Santa Tereza do Oeste. “O município tem uma parceria de responsabilidade com a Sanepar. A interligação do abastecimento de água de Santa Tereza do Oeste resolveu um problema da falta de água e a implantação do sistema de esgoto vai trazer mais qualidade de vida para todos”, disse.