Sanepar aumenta produção de água para atender veranistas na Costa Oeste

No balneário de Santa Helena o consumo de água dobrou. Em Itaipulândia e Foz do Iguaçu, o aumento foi de mais de 12%.
12/01/2023 - 18:00

As praias e pontos turísticos da Costa Oeste paranaense recebem grande fluxo de turistas do Brasil, Paraguai e Argentina que voltam à região para aproveitar o calor e a reabertura dos balneários pós-Covid-19. Para atender ao aumento da população flutuante, a Sanepar incrementou a produção de água no verão, principalmente nas festas de Natal e Ano-Novo.

Em Santa Helena, a empresa registrou o dobro do consumo de água. Nos quiosques, campings e praia artificial o consumo médio mensal passou de 1,2 milhão de litros para mais de 2,5 milhões, em dezembro, e deve chegar a 3,2 milhões de litros de água em janeiro.

Em Itaipulândia e Foz do Iguaçu, para atender a estrutura e movimentação de turismo, também houve acréscimo na produção de água. Somente em Foz do Iguaçu, o consumo médio no início deste ano foi de 256 milhões de litros de água, 12% acima da média de outros meses.

“Além de atender os veranistas, a Sanepar planejou e executou obras para melhorar a estrutura de abastecimento nestas cidades, não apenas neste período, mas com obras estruturantes que permanecem”, afirma o gerente regional da Companhia, Nilton Perez.

AUMENTO NA RESERVAÇÃO – Em Foz do Iguaçu, desde o início de 2022, são executadas obras de novas adutoras que vão melhorar a distribuição e reduzir as perdas, atendendo a uma maior demanda impulsionada pelo turismo.  Em Itaipulândia e Santa Helena, além de melhorias operacionais, novos reservatórios foram integrados ao sistema.