Sanepar apresenta parceria público-privada para esgotamento sanitário ao setor de engenharia

Parceria público-privada irá atender 16 municípios do Centro-Litoral para atingir meta de universalização. O prazo do contrato será de 24 anos e 5 meses para a execução das obras, operação e manutenção dos serviços de coleta, transporte, tratamento de esgoto e destinação do efluente.
Publicação
02/05/2023 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Diretores da Sanepar e consultores especializados em gestão fizeram nesta terça-feira (2) uma apresentação sobre a parceria público-privada (PPP) que será contratada para serviços de esgotamento sanitário em 16 cidades do Centro-Litoral do Paraná. O evento foi no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e teve a presença de engenheiros e representantes de empresas de engenharia que podem participar do processo licitatório. As propostas devem ser entregues até 10 de julho.

O presidente da Companhia, Claudio Stabilie, destacou que a PPP será um grande avanço no serviço de esgotamento sanitário nesses municípios, com o objetivo de atingir a meta de universalização de 90% definida pelo novo marco do saneamento, com a qualidade dos serviços da Sanepar. Segundo Stabile, será contratada uma empresa independente para verificação de qualidade da obra e dos serviços, a partir de nove indicadores, que terão medição mensal.

“Com esse trabalho, levaremos desenvolvimento para aquela região, desenvolvimento econômico, social, ambiental e, principalmente, de saúde pública, de saúde preventiva. O serviço terá a qualidade da Sanepar e o relacionamento com o município e a população continuará sendo com a Companhia. Vamos fazer com que o Paraná seja o primeiro estado da Federação a atingir a universalização do esgotamento sanitário, como já ocorre com a água”, afirmou o presidente.

Nos 16 municípios (Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Piên, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro e Tijucas do Sul), a população atendida é de 640 mil pessoas. O prazo do contrato será de 24 anos e 5 meses para a execução das obras, operação e manutenção dos serviços de coleta, transporte, tratamento de esgoto e destinação do efluente.

O consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Charles Correa Schramm, explicou que, embora o edital não especifique nenhuma tecnologia a ser adotada, a inovação é um aspecto bastante valorizado pela Sanepar. “A empresa vencedora deverá garantir satisfação ao usuário, com prontidão, rapidez e qualidade do serviço”, disse.

PRESENÇAS – Também estiveram presentes na apresentação a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira; o diretor financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio; o diretor administrativo, Fernando Guedes; o diretor Comercial, Toco Zanetti; e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing, Hudson José.

O edital da PPP está disponível AQUI.

GALERIA DE IMAGENS