Sanepar apresenta novos projetos para Londrina; investimentos chegam a R$ 212 milhões

O gerente-geral da Companhia na região participou da sessão desta quarta-feira (25) e informou que as obras em andamento somam mais de R$ 212 milhões em água e esgoto. Também foram apresentadas as metas previstas no contrato firmado com o município em 2016.
25/05/2022 - 17:20

Os investimentos, projetos e obras previstos pela Sanepar para Londrina, no Norte do Paraná, foram apresentados pela Companhia nesta terça-feira (24) na Câmara de Vereadores. O volume de investimentos das obras que estão em andamento na cidade chega a R$ 212 milhões.

O gerente-geral da empresa na região, Antônio Gil Gameiro, detalhou as diversas obras e a importância delas para ampliar e melhorar o serviço para a população. “Londrina é uma cidade que cresceu muito nos últimos anos e continua crescendo, especialmente em verticalização. Estamos investindo para acompanhar esse desempenho e garantir abastecimento e coleta e tratamento de esgoto para todos”, comentou.

Durante a sessão, Gameiro abordou também a questão de recomposição de calçadas e ruas após trabalho de manutenções de redes. Ele disse que a Sanepar notificou, multou e até suspendeu o pagamento da empresa terceirizada, que as pendências foram sanadas e a situação foi equacionada.

Foram apresentadas, ainda, as metas previstas no contrato firmado com o município em 2016 e os esforços para ampliar o atendimento com coleta de esgoto. “O novo marco legal do saneamento vai colocar cidades pequenas no mapa do esgoto. Londrina tem hoje mais de 96% de atendimento com esgoto e a Sanepar, como em todo o Estado, trata 100% do que coleta”, destacou. “Enquanto capitais brasileiras tratam apenas 3% do esgoto coletado, Londrina é vanguarda em saneamento”, complementou.

TRANSPARÊNCIA – O presidente da Câmara, Jairo Tamura, disse que a participação da Sanepar na sessão foi muito proveitosa com o repasse de informações relevantes para a população de Londrina. “Foi muito bom o pessoal da Sanepar vir à Casa. Isto abre portas para o diálogo e é muito importante”, destacou.

“A Sanepar está sempre aberta ao diálogo e todas as nossas ações são pautadas pela ética e transparência. Buscamos a qualidade dos serviços e a satisfação da população”, afirmou Gameiro ao término da sessão.

MAIS ÁGUA Em 2022, Londrina terá construção de quatro novos centros de reservação (CR) de água e três elevatórias. Três obras já estão em andamento: elevatórias no CR Norte, próximo ao Autódromo; o CR Noroeste, na Avenida Saul Elkind, e o CR Penitenciária, próximo à PEL II.

Sanepar autoriza início da obras de ampliação do sistema de abastecimento de Ivaí

Há também contrato para o início imediato das obras dos reservatórios na zona Leste, no Jamil Scaff, e na área da Estação de Tratamento Tibagi. Os recursos para estas obras somam R$ 103 milhões. Para melhorar a distribuição de água na região central, segue a todo vapor o remanejamento de 86 quilômetros de rede de ferro por polietileno de alta densidade (PEAD). O investimento é de R$ 19,4 milhões.

INOVAÇÃO A Sanepar está ampliando as estações de tratamento de esgoto de Londrina. O objetivo é melhorar a qualidade do efluente e dar destino ao lodo, com a geração de biogás. Nas duas obras em execução os investimentos passam de R$ 46 milhões.