Sanepar apresenta iniciativas paranaenses no Global Water Summit, em Berlim

Principal evento executivo do setor de água do mundo reuniu na Alemanha lideranças para debater o futuro do setor em um contexto de incertezas e mudanças climáticas. O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, participou da mesa-redonda que abordou as 40 questões cruciais para a água em 2023.
16/05/2023 - 15:50

A Sanepar foi um dos destaques do Global Water Summit 2023, principal evento executivo do setor de água do mundo, realizado em Berlim, na Alemanha. O evento reuniu importantes lideranças mundiais e debateu os desafios e soluções para promover a disponibilização de água potável, a coleta e tratamento de esgoto a partir de bases sustentáveis, notadamente em um contexto de incertezas e mudanças climáticas.

O diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile, foi convidado pela Global Water Intelligence para participar como anfitrião da mesa-redonda que abordou as 40 questões cruciais para a água em 2023, bem como pelo Global Water Leards Group para participar de oficina, com outras 300 lideranças mundiais, que debateu a aceleração dos serviços de utilidade pública no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 - Água limpa e saneamento para todos.

O presidente falou das oportunidades e desafios da Companhia, citando iniciativas de inovação para a sustentabilidade e destacando, dentre outros, a licitação internacional da Parceria Público-Privada (PPP) para serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios de uma das três microrregiões criadas pelo Estado do Paraná, com investimentos previstos de mais de R$ 1 bilhão para um período superior a 24 anos.

Stabile também foi um dos debatedores do evento fechado para líderes que integram a plataforma Utilities for Climate (U4C), a convite do International Finance Corporation (IFC), do Grupo Banco Mundial. A Sanepar integra a plataforma U4C do IFC desde 2021 e vem desenvolvendo iniciativas voltadas à adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

Ele citou como exemplo o projeto da Reserva Hídrica do Iguaçu na Região Metropolitana de Curitiba, a mais afetada pela estiagem recente. “Iniciamos as primeiras obras desse projeto, que prevê soluções baseadas na natureza ao longo de 150 quilômetros, para a conservação, tratamento, reservação e possível captação de água, aumentando a resiliência hídrica e atendendo mais de 3 milhões de pessoas”, disse.

O gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, participou como painelista e debatedor da sessão que teve como tema principal de que forma o financiamento climático pode resolver o metano gerado no processo de saneamento. O gerente apresentou os projetos da Sanepar na área de medição e aproveitamento energético de biogás, incluindo as recentes iniciativas na área de hidrogênio renovável.

“A recuperação energética do biogás proveniente do tratamento de esgoto é aderente aos movimentos mundiais de transição energética e que primam pela economia circular. Na Sanepar, tal prática colabora ainda para redução de custos operacionais, geração de eventuais receitas acessórias e diminuição das emissões de gases indutores de efeito estufa”, afirmou. A sessão teve a participação de pesquisadores e consultores internacionais.

Neste mês a Sanepar publicou chamamento público visando a seleção de parceiro estratégico para transformação do lodo de esgoto em fertilizante orgânico ou organomineral. Outra frente de inovação e oportunidades é a produção de energia renovável a partir de fontes diversas, como hidroenergia, energia solar e o biogás.

O biogás, em especial vindo do tratamento de esgoto, possibilita várias utilidades: geração de energia elétrica, calor para secagem do próprio lodo, biometano, gás carbônico líquido e até hidrogênio renovável.