Sanepar alerta para limpeza da caixa d’água no Litoral antes da temporada de verão

Água parada em imóveis fechados por muito tempo não deve ser consumida para evitar doenças. Na próxima semana, a Sanepar começa a distribuir panfletos de orientação para limpeza junto com a fatura de água.
Publicação
11/11/2022 - 15:50

Confira o áudio desta notícia

A Sanepar alerta moradores, proprietários de imóveis e imobiliárias do Litoral para que providenciem a limpeza das caixas d’água de casas e condomínios antes do início da temporada de verão. O feriado prolongado da Proclamação da República pode ser uma oportunidade para isso.

O alerta é necessário porque muitos imóveis ficam fechados durante boa parte do ano no Litoral e voltam a ser abertos nos meses de calor. No período em que ficam fechados, a água parada fica imprópria para o consumo, podendo causar doenças. A recomendação é que as caixas d’água sejam limpas a cada seis meses.

“A água distribuída pela Sanepar durante todo o ano é potável e segue os padrões de qualidade. No entanto, se a caixa d’água dos imóveis estiver suja ou muito tempo sem uso, a água fica imprópria para ser consumida. Por isso, é fundamental que todos fiquem atentos e façam a limpeza desses reservatórios”, afirma o gerente regional da Sanepar no Litoral, Marcos Eduardo Muniz.

"Essa medida evita contratempos e doenças. Muitas famílias descem para a praia para aproveitar as férias e alugam imóveis sem saber se a caixa d’água está limpa ou não. E os dias que eram para ser de descanso e lazer podem se transformar em dor de cabeça", complementa.

Na próxima semana, a Sanepar começa a distribuir panfletos de orientação para limpeza das caixas d’água nos imóveis no Litoral, junto com a fatura de água, e também para as imobiliárias.

COMO FAZER A LIMPEZA  

É necessário ter em mãos um balde, pano limpo, esponja limpa, água sanitária e um par de luvas. Sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa-d'água não são recomendados.

O primeiro passo é descartar a água armazenada na caixa d’água. Logo em seguida é preciso fechar a saída da caixa com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água.

Depois, a orientação é diluir uma ou duas tampinhas da água sanitária na água do balde, lavar as paredes e o fundo da caixa com o lado macio da esponja e abrir a saída da caixa para que escorra toda a água da lavagem. Um pano ajudará a retirar a água e os resíduos que restarem no fundo.

Por fim, é preciso fechar novamente a saída e abrir a torneira para enxaguar a caixa. O passo seguinte é abrir as torneiras da casa para que a água da lavagem escoe. Para evitar o desperdício, essa água pode ser reservada em baldes para lavar pisos e calçadas.

Depois desse processo é possível abrir novamente o registro para encher a caixa e fechar com uma tampa. A caixa deve ficar totalmente vedada e travada para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais.

CUIDADOS

Muitas caixas d’água ficam nos sótãos das casas. Um cuidado básico é observar se o lugar é seguro para subir. Pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção devem chamar alguém para fazer a limpeza.

Deve-se manter afastado da caixa d’água qualquer objeto ou material que possa trazer riscos à segurança, como fiação elétrica.

Também é imperativo observar a condição da tampa da caixa d’água, se não há fissuras ou rachaduras. Se houver, substituir a tampa para evitar a entrada de sujeira, insetos e pequenos animais.

GALERIA DE IMAGENS