Sanepar abre edital para recuperação ambiental da Bacia do Rio Iguaçu

Estudos vão identificar possíveis usos das águas, melhorando a resiliência hídrica da Região Metropolitana de Curitiba. O edital está dividido em três lotes, com custo em torno de R$ 7 milhões na contratação de estudos e projetos pela Companhia.
19/10/2022 - 16:32

A Sanepar lançou na segunda-feira (17) edital de chamamento público para o desenvolvimento de ações de recuperação ambiental da Bacia do Rio Iguaçu, na Região Metropolitana de Curitiba. O objetivo é implantar e conservar as várzeas do Rio Iguaçu, a partir de Soluções baseadas na Natureza (SbN), visando a melhoria da qualidade das águas.

O edital está dividido em três lotes, com custo em torno de R$ 7 milhões na contratação de estudos e projetos pela Sanepar. O prazo para envio de propostas é até 1º de dezembro. A publicação do resultado final está prevista para 23 de janeiro e a assinatura dos termos de cooperação, para 20 de fevereiro.

O primeiro lote prevê estudos sobre o Rio Açungui, que delimita os municípios de Campo Largo, Campo Magro e Itaperuçu, a fim de identificar os possíveis usos da bacia, incluindo o de abastecimento público. No segundo, estão previstos estudos e anteprojetos, tendo em vista a melhoria da qualidade da água in natura do Rio Iguaçu, através de soluções baseadas na natureza e, também, promovendo a conservação dos remanescentes florestais e áreas úmidas, desde suas nascentes, até o município de Porto Amazonas.

O terceiro lote refere-se a estudos e projetos relacionados à disponibilidade hídrica do Rio Iguaçu, identificando os potenciais usos de suas águas, correlacionadas às necessidades e demandas, para atendimento da Região Metropolitana de Curitiba.

CORREDOR ECOLÓGICO – A área total da Reserva Hídrica é de 200 quilômetros quadrados, com 50 km² de área de águas e lagos. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT) e Sanepar e pretende estabelecer parcerias com os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Em toda a área será formado um corredor ecológico, com preservação da fauna e da flora e a implementação de elementos urbanísticos e áreas de lazer e turismo.

“O projeto Reserva Hídrica do Iguaçu vai contribuir para que a Região Metropolitana de Curitiba tenha resiliência hídrica, deixando um legado de conservação dos recursos naturais para as próximas gerações”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

O prefeito em exercício de Curitiba e presidente do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba Pró-Metrópole, Eduardo Pimentel, destaca a importância da parceria entre Sanepar, Governo do Estado e municípios para a preservação do Rio Iguaçu, visando a conservação da água para as gerações futuras, e também a ocupação organizada dessa área. “É importante que todos os municípios tenham a mesma atuação na Região Metropolitana para a preservação do Iguaçu”, disse.

LIMPEZA E INTERLIGAÇÕES - A Companhia já fez interligação das cavas entre a Rodovia BR-277 e a Rua Pastor Adolfo Weidmann, em Piraquara, numa área de 300 hectares que armazenam cerca de 2 bilhões de litros de água. Essa área funcionará como uma pequena barragem que poderá incrementar cerca de 150 litros de água por segundo à captação da Estação de Tratamento Iguaçu.

Já foi feita também a limpeza da Lagoa Corine e do canal de água limpa do Rio Iguaçu, também em Piraquara. A retirada da vegetação aquática da superfície da lagoa e do canal contribui para aumentar a disponibilidade hídrica para o sistema. Desde então, ocorre manutenção para impedir que se forme nova cobertura sobre essas águas.