Reunião do Consesp discute manutenção das políticas de segurança no País

O Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública está vinculado diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública desde o início deste ano. O secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, participou do último encontro do ano, em Brasília.
Publicação
23/11/2022 - 10:40

Confira o áudio desta notícia

O secretário estadual da Segurança Pública, Wagner Mesquita, participou entre terça-feira (22) e quarta-feira (23), em Brasília, da 84ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Secretários de Segurança Pública (Consesp). Essa foi a última reunião do ano, que teve quatro encontros do secretariado.

“É um momento importante, em que nós temos trocas de equipes em alguns governos estaduais e no governo federal, mas as políticas de segurança pública são efetivas e devem ter continuidade. Estamos participando de debates significativos e que vão traçar as linhas de trabalho dos próximos anos”, ressaltou Mesquita. Segundo ele, a integração das forças deve ser prioridade para manter o combate ao tráfico internacional, às organizações criminosas e a valorização dos servidores da área.

Durante a reunião, o atual presidente do Consesp, secretário da Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo, apresentou relatório de gestão de 2022. O encontro também serviu para os integrantes do Conselho se reunirem com a equipe de transição do próximo governo. 

O Consesp está vinculado diretamente ao Ministério da Justiça e Segurança Pública desde o início deste ano. O grupo visa debater e discutir medidas de interesse comuns entre secretários da Segurança de diversos estados brasileiros, permitindo a troca de informações e elaboração de estratégias integradas. Ele surgiu em abril de 2003 durante a realização do Encontro Nacional de Secretários de Segurança Pública.

MEDALHA – Em Brasília, Wagner Mesquita também recebeu a medalha Mérito da Força Nacional Soldado Luis Pedro de Souza Gomes, concedida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. “ Foi um dia muito especial. Tive a honra de ser condecorado com esta Medalha Mérito da Força Nacional. É sempre muito dignificante ser reconhecido pelo serviço prestado à sociedade”, afirmou. 

A medalha foi criada pela Presidência da República em novembro de 2018, em homenagem ao soldado sul-mato-grossense Luís Pedro de Souza Gomes, morto em 2013 em um confronto entre posseiros e a Força Nacional em Rondônia. 

GALERIA DE IMAGENS