Representantes do Governo visitam acampamento cigano

Integrantes da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) do Governo do Estado estiveram no acampamento, junto com membros da União Cigana do Brasil, para ouvir as demandas da comunidade.
Publicação
05/07/2019 - 16:34

Confira o áudio desta notícia

Representantes da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) do Governo do Estado estiveram nesta sexta-feira (5) no acampamento cigano situado às margens da BR 376, no Jardim Gabineto, em Curitiba. A convite do promotor de Justiça das Comunidades de Curitiba, Régis Rogério Vicente Sartóri, a coordenadora Geral da Sudis, Lyana Bacil, e a assessora da Coordenação de Acolhimento e Mobilização, Joseli Collaço, junto com os representantes da União Cigana do Brasil, Nardi Casanova e Weverton Passos, realizaram uma visita técnica ao acampamento.

A comitiva foi recebida por Vinícius Nogueira, chefe cigano do acampamento, que apresentou algumas demandas urgentes da comunidade, como documentação para as crianças. Muitas delas estão fora da escola por falta da certidão de nascimento. O acampamento existe há 23 anos e atualmente conta com 10 famílias vivendo no local.

O promotor de Justiça das Comunidades e a coordenadora Geral da Sudis vão encaminhar o atendimento dos pedidos referentes a certidões de nascimento e encaminhamentos escolares das crianças.

Cleusa Sores, ou Cigana Calin, disse que muitas vezes a nação cigana passa despercebida pelos governos municipal, estadual e federal. Nardi Casanova, da União Cigana do Brasil, reiterou a importância de infraestrutura em todos os acampamentos. “A Sudis está à disposição e tem diálogo permanente com todos os povos, principalmente com as minorias, com aqueles que não tem voz”, afirmou Lyana Bacil. “Essa é a determinação do governador Ratinho Junior”.

TEMAS IMPORTANTES – A Superintendência Geral de Diálogo e Interação atua desde o início do ano e teve sua criação oficializada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em maio. A superintendência busca e recebe demandas da sociedade em torno de temas importantes, como a regularização fundiária, habitação, interlocução com diferentes movimentos e o relacionamento com as chamadas minorias, como povos indígenas, ciganos e quilombolas.

É vinculada diretamente ao gabinete do governador e tem modelo inédito no país, aproximando o Estado da população, uma determinação de Ratinho Junior.

GALERIA DE IMAGENS