Relatório da ONU produzido com crianças no Paraná traz reflexão sobre espaços públicos

Espaços públicos de qualidade podem mudar as fronteiras, transformando essas regiões em lugares de encontro e celebração da diversidade cultural. Esse é o resultado de um relatório do projeto Conexões Urbanas, do ONU-Habitat, executado em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este com 24 crianças de 8 a 13 anos.
30/04/2024 - 09:40

Espaços públicos de qualidade podem mudar as fronteiras, transformando essas regiões em lugares de encontro e celebração da diversidade cultural. Esse é o resultado de um relatório do projeto Conexões Urbanas, do ONU-Habitat , executado em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este com 24 crianças de 8 a 13 anos. Elas foram convidadas a desenhar espaços públicos próximos às suas escolas. Posteriormente foram elaborados projetos arquitetônicos a partir das maquetes, o que pode ensejar novos investimentos públicos.

Os resultados foram obtidos em oficinas de Desenho de Espaços Públicos, metodologia aplicada pela equipe do projeto em duas escolas da região: Escola Municipal Olavo Bilac e Escuela Nuestra Señora del Huerto. Elas priorizaram exercícios com espaços de integração entre a população local, promovendo o acolhimento e a coesão social entre pessoas de culturas e nacionalidades diversas.

A coordenadora local do projeto, Camilla Almeida, ressalta que os resultados refletem a premissa de integração. "Foram dois anos de trabalho em cidades nas quais é nítida a convivência de pessoas de diferentes nacionalidades. Entendemos que os espaços públicos desempenham um papel importante para fortalecer esse senso de comunidade, em especial entre as crianças", aponta.

O lançamento da publicação contou com a participação de diversos parceiros do projeto, incluindo o Governo do Paraná, com representantes da Secretaria das Cidades e da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social, além da Prefeitura de Foz do Iguaçu.

Geraldo Farias, da Secretaria das Cidades, apontou que a parceria entre o ONU-Habitat e o Governo do Paraná reforça as ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação). "Nesse trabalho, se comprova a busca dessa cidade sustentável, recepcionando imigrantes e tornar essas cidades igualitárias e inclusivas", destacou.

"Foz do Iguaçu é uma cidade culturalmente enriquecedora, que ganha ainda mais força quando é vista como parte da tríplice fronteira. Ela vem desenvolvimento um trabalho de suporte, apoio e oferta de serviços a imigrantes. O projeto Conexões Urbanos vem como um incentivo para que haja ainda mais investimento e atenção para concretizar projetos nessa área", acrescentou a assessora de Projetos Internacionais da Superintendência Geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo do Paraná, Inglid Brunismann.

"Foz não é apenas a cidade mais populosa das fronteiras do Brasil, ela é também a mais diversa", pontuou o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro. "Temos cerca de 900 crianças de diversas origens estudando em nossas escolas, que recebem um processo de inclusão e acolhimento muito grande. É extremamente relevante que nós consigamos colocar em prática uma ação como essa, que leva cidadania, integração e, acima de tudo, um espaço de convivência entre diversas origens".

AVALIAÇÃO – Além da metodologia de Desenho de Espaços Públicos, o relatório também compila os resultados da Avaliação de Espaços Públicos, realizada na região em 2022. O trabalho foi fruto da análise de leis e planos locais, assim como da coleta de informações em visitas de campo e entrevistas com informantes-chave da população.

A metodologia prevê sete dimensões a serem avaliadas em um espaço público: governança (leis, planos e projetos); quantidade e distribuição dos espaços; acessibilidade; usos e usuários; instalações físicas; conforto e segurança; e verde.

O projeto avaliou 48 espaços públicos em diversas áreas das duas cidades, englobando parques, praças e instalações esportivas. Os resultados destacam quais aspectos são prioritários para melhorar os espaços públicos avaliados e quais áreas da cidade demandam a implantação de novos espaços.

CONEXÕES URBANAS – Lançado em 2022, o projeto tem como objetivo fortalecer os governos locais para o planejamento participativo de espaços públicos através de recomendações de políticas públicas, desenvolvimento de capacidades do corpo técnico, compartilhamento de conhecimento e apoio à regeneração de espaços públicos.

O projeto atua na fronteira Brasil-Paraguai, nas cidades de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, e na fronteira Brasil-Argentina, com os municípios de Barracão, Bom Jesus do Sul, Dionísio Cerqueira e Bernardo de Iriogyen. Além disso, o projeto engloba duas cidades no Líbano, implementado pela equipe local do ONU-Habitat no País.

Financiado pela Conta de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDA), o projeto já promoveu escutas da população e atores locais, realizou oficinas com autoridades e lideranças dos territórios. Na fronteira entre Brasil e Argentina, elaborou um diagnóstico dos espaços públicos a partir de metodologias participativas, além de oficinas de Desenho de Espaços Públicos com crianças das cidades de Barracão (Brasil) e Bernardo de Irigoyen (Argentina).