Região de Londrina terá 1ª audiência pública sobre o plano de desenvolvimento integrado

A audiência será no dia 10 de maio, aberta à participação popular. Em formato híbrido, moradores de todos os municípios que integram a Região vão poder participar, inclusive apresentando sugestões.
26/04/2022 - 15:30

A primeira audiência pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI) da Região Metropolitana de Londrina (RML) será no dia 10 de maio, aberta à participação popular.

Em formato híbrido, moradores de todos os municípios que integram a região vão poder participar, inclusive apresentando sugestões: presencialmente no município-sede do encontro e online nos Centros de Apoio de cada cidade ou, ainda, pelo canal próprio do PDUI no YouTube.

Promovida pela Secretaria estadual do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) e pelo Serviço Social Autônomo Paranacidade, a audiência será a partir das 14h30, no Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa), da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na rodovia Celso Garcia Cid, PR-445, km 380, Câmpus Universitário.

A elaboração do PDUI de Londrina está na terceira fase, quando serão definidas as diretrizes e propostas para a região, dentro das Funções Públicas de Interesse Comum, nas áreas do meio ambiente, transporte, mobilidade, e uso e ocupação do solo.

Nas etapas anteriores foram apresentados os Planos de Trabalho para o desenvolvimento do PDUI e a de mobilização dos municípios, além da identificação dos municípios do Recorte Metropolitano.

O processo prevê, ainda, mais três fases: para definir os procedimentos de implantação dos projetos a serem realizados na Região (fase quatro); a criação do modelo de Governança Interfederativa, que contará com a participação dos municípios, inclusive orçamentária (fase cinco); e a consolidação do modelo de Governança pela implantação da Instituição Interfederativa e a complementação do PDUI (fase seis). A previsão é de conclusão até o fim de 2022.

Os debates da audiência pública vão contribuir diretamente para a elaboração do PDUI, em atenção ao Estatuto da Metrópole (Lei Federal n° 13.089/2015).

Os relatórios para consulta pública já podem ser acessados no site da SEDU, do Paranacidade, e do PDUI.

MARINGÁ – No dia 11, será a vez da audiência pública do PDUI da Região Metropolitana de Maringá.

Serviço:

1ª Audiência Pública Região Metropolitana de Londrina

Data: 10 de maio, terça-feira

Horário: 14h30 às 17 horas

Local Sede: Londrina, UEL - Anfiteatro do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA) - Rod. Celso Garcia Cid, PR-445, km 380 - Campus Universitário

Transmissão via Youtube – Canal do PDUI da Região Metropolitana de Londrina