Região Norte terá R$ 9,5 milhões anuais para qualificar leitos em hospitais estratégicos

São 116 leitos dos hospitais da Providência, em Apucarana; do Norte do Paraná, em Arapongas; Zona Sul, Hospital Evangélico e Universitário Regional (Londrina); e Santa Casa de Cornélio Procópio. Medida representa um avanço na meta de regionalização da saúde no Paraná.
Publicação
27/07/2023 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Hospitais de referências da região Norte do Paraná receberão R$ 9,5 milhões anuais para a qualificação de 116 leitos distribuídos estrategicamente entre os municípios de Apucarana, Arapongas, Londrina e Cornélio Procópio. Os recursos serão usados para não só manter ativos esses leitos, mas garantir que tenham plena condições de uso, com equipamentos e demais recursos necessários ao atendimento. O dinheiro é do governo federal, obtido através da portaria GM/MS nº 914, após uma articulação da Secretaria estadual da Saúde com o Ministério da Saúde.

A ação representa um avanço na área da saúde e faz parte do Plano Regional da Rede de Atenção às Urgências e Emergências, programa que visa aprimorar o atendimento médico-hospitalar em todo o Estado. O investimento será direcionado a hospitais de referência, reconhecidos pela relevância no atendimento à população e excelência dos serviços prestados.

Os hospitais beneficiados com a qualificação dos leitos serão o Hospital da Providência em Apucarana, o Hospital do Norte do Paraná (Honpar), em Arapongas, além do Hospital Zona Sul, Hospital Evangélico e Hospital Universitário Regional, todos localizados em Londrina. A Santa Casa de Cornélio Procópio também será contemplada com este aditivo.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da conquista para fortalecer o atendimento. "É uma notícia muito positiva para a região, pois reforça a capacidade de atendimento e aprimora a infraestrutura hospitalar. Os recursos serão essenciais para fortalecer a qualificação dos leitos e, consequentemente, garantir um atendimento mais eficiente e humanizado aos que precisam de cuidados médicos emergenciais", afirmou.

GALERIA DE IMAGENS