Ratinho Junior participa da inauguração de nova unidade da Votorantim, em Itaperuçu

Com investimento de R$ 145 milhões, fábrica paranaense vai atender o mercado agro, triplicar a capacidade de gestão e destinação de resíduos de forma sustentável e gerar cerca de 100 novos empregos diretos.
09/04/2024 - 11:30

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (9) da inauguração da nova fábrica da Votorantim Cimentos em Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba. Com um investimento de R$ 145 milhões, a estrutura contempla as primeiras unidades da empresa no Brasil voltadas exclusivamente à produção de insumos agrícolas e à economia circular, com destinação correta e sustentável dos resíduos da produção.

Segundo Ratinho Junior, a ampliação da operação da Votorantim no Paraná é mais um reflexo do bom momento da atividade econômica estadual, que cresceu 7,8% em 2023, o melhor resultado do Brasil.

“Esse crescimento é fruto do trabalho do Governo do Estado para atrair novos investimentos de empresas para todas as regiões do Paraná e significa mais empregos e renda para os pais de família, as mulheres e os jovens”, disse. “No caso da nova planta da Votorantim, ela beneficia a população de Itaperuçu e de outros municípios da Região Metropolitana e com uma produção sustentável”.

Ele também ressaltou que a unidade voltada à produção de insumos para a agricultura está em consonância com a estratégia de fortalecimento do agronegócio paranaense. “O Paraná tem se consolidado como o supermercado do mundo, sendo o maior produtor de alimentos do Brasil em quantidade e variedade. Quando boas empresas trazem insumos que ajudam a impulsionar essa indústria sem prejudicar o meio ambiente elas contribuem com essa meta”, disse.

Fundada em 1936, a Votorantim Cimentos conta atualmente com mais de 13 mil empregados no Brasil e em outros 10 países, com operações nos segmentos de construção civil e soluções sustentáveis na América do Sul, América do Norte, Europa, Ásia e África.

A Votorantim desenvolveu um ramo especializado na gestão e coprocessamento de resíduos, chamada Verdera. A nova unidade em Itaperuçu vai ampliar a oferta de serviços para clientes na região. O local tem capacidade de triturar 48 mil toneladas de resíduos por ano, quase o triplo da atual instalada.

Com área de 4,4 mil metros quadrados, o galpão é equipado com triturador de resíduos de última geração e um laboratório de análise e controle de produtos. Os resíduos tratados nesta planta serão transformados em energia limpa, com menor emissão de CO2, para produção de cimento na fábrica da Votorantim em Rio Branco do Sul.

Em 2016, a empresa ampliou o seu portfólio com o acréscimo de insumos agrícolas a partir da marca Viter, braço produtivo focado no calcário agrícola e outros produtos para preparo de solo para a agricultura. Atualmente, é a única com abrangência nacional neste segmento.

De acordo com o CEO global da Votorantim Cimentos, Osvaldo Ayres, a empresa vai continuar investindo forte no Paraná. “É um dia importante para nós com esse investimento de R$ 145 milhões aqui no Estado para o desenvolvimento de novos negócios. Com a Viter e a Verdera, estamos orgulhosos em prover soluções sustentáveis e valor compartilhado aqui no Estado, criando por volta de 100 empregos diretos e indiretos e com mais investimentos por vir”, afirmou.

Ayres adiantou que a empresa já tem um novo plano de investimento de R$ 5 bilhões para o País, dos quais R$ 800 milhões serão aplicados diretamente no Estado. “Temos uma das maiores fábricas da América Latina aqui no Paraná e vamos continuar investindo na competitividade das nossas fábricas, em logística, em serviços aos clientes e na evolução dos nossos novos negócios”, afirmou.

Para o prefeito de Itaperuçu, Edilson Ruiz de Freitas, a atração de novos investimentos privados para a cidade está diretamente ligada às melhorias da infraestrutura da região promovidas pelo Governo do Estado em parceria com as prefeituras, sobretudo a aguardada duplicação da Rodovia dos Minérios. “Esse investimento da Votorantim vai trazer mais desenvolvimento para Itaperuçu, que é uma das mais pobres do Vale do Ribeira, e que carece de oportunidades de empregos locais”, disse.

“A duplicação da Rodovia dos Minérios, que recebe em torno de R$ 700 milhões, é de extrema importância para que mais empresas do Paraná, de outros estados e até de outros países, possam se instalar na região”, acrescentou Freitas.

GOVERNADOR ITAPERUÇU

PRESENÇAS – A cerimônia de inauguração também contou com a participação do secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge; do presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; do deputado estadual Alexandre Curi; do presidente do Conselho de Administração da Votorantim Cimentos, Luiz Pretti; do assessor da Casa Civil, Paulo Martins; da prefeita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad; e da secretária do Meio Ambiente de Curitiba, Marilza Dias.