Protagonistas, mulheres comandam a maior agência e a terceira maior usina da Copel

Francielle está à frente da Usina José Richa e Claudineia comanda a Agência Curitiba Centro, a maior da companhia. Elas fazem parte de um grupo de 1.267 empregadas que se destacam, cada vez mais, na construção de linhas e subestações, operação de redes e gestão de pessoas.
22/03/2023 - 08:40

À frente de divisões com características muito distintas, Francielle Gambetta e Claudineia de Oliveira compartilham uma singularidade: lideram equipes de áreas técnicas da Copel historicamente ocupadas por homens.

Elas fazem parte de um grupo de 1.267 servidoras (21,5% do total) que se destacam, cada vez mais, na construção de linhas e subestações, operação de redes e, principalmente, gestão de pessoas.

Pelas respectivas posições que assumiram em função do talento, comprometimento e amor pelo trabalho, Francielle e Claudinea são personagens da série de reportagens da Agência Estadual de Notícias que apresenta grandes mulheres paranaenses.

Menos de um ano à frente da equipe da Usina Hidrelétrica José Richa (Salto Caxias), a terceira maior da Copel e uma das principais do Brasil, Francielle reúne conhecimento técnico e uma inclinação natural para a gestão. Ela lidera um grupo de 33 homens e duas mulheres que são responsáveis pela operação e manutenção da usina.

O caminho até a hidrelétrica começou com uma paixão pela engenharia elétrica, que a levou da universidade a um estágio em Itaipu Binacional e, depois, a inspirou a tomar a decisão de trabalhar em uma usina. Foi também em Salto Caxias que ela iniciou sua carreira na Copel, como engenheira eletricista de manutenção.

Desde o início, a essência do dia a dia de trabalho exigiu grande conhecimento técnico. Fazer a manutenção de Salto Caxias requer um acompanhamento diligente de equipamentos como turbinas, geradores e transformadores, que precisam funcionar em parâmetros muito específicos.

“Eu sempre tive noção de que o trabalho que desenvolvemos na usina é muito importante. Dele depende a energia que as pessoas consomem”, diz Francielle.

Ao longo do tempo, ela teve a oportunidade de demonstrar sua capacidade técnica. Em 2019, coordenou a substituição de um equipamento que demandou a paralisação de uma das quatro das unidades geradoras da usina. O serviço, de precisão milimétrica, exigiu semanas de trabalho e a substituição de uma peça com guindaste.

“Foi um momento muito desafiador, porque o planejamento desse serviço começou muito tempo antes, envolveu estudos para podermos de fato, intervir, e mobilizou diversas pessoas”, complementa.

Além do conhecimento técnico, a engenheira também demonstrou uma qualidade natural para liderar e, aos poucos, foi ganhando a confiança da equipe, o que foi observado pelo seu gerente à época. Inicialmente reticente, ela acumulou novas responsabilidades e precisou desenvolver novas habilidades de liderança.

Em 2019, assumiu a supervisão do setor de manutenção da usina e, em setembro do ano passado, foi escolhida para gerenciar toda a equipe da hidrelétrica. “A responsabilidade agora é outra, porque eu gerencio tudo o que diz respeito à usina: operação, manutenção, questões administrativas, orçamento. É uma responsabilidade muito grande”, acrescenta.

Sobre seu estilo de gerenciar, Francielle afirma que exige comprometimento da equipe e gosta de dar autonomia. “Eu acho importante as pessoas terem autonomia, para poderem se desenvolver, assim como eu também pude”, explica.

ATENDIMENTO – Claudineia, por sua vez, está à frente da Agência Curitiba Centro, a maior da companhia. Ela gerencia uma equipe de 110 pessoas, formada por técnicos, eletricistas e outros profissionais. Neste grupo, apenas três são mulheres. A equipe atende a 570 mil clientes, de Curitiba e Pinhais, mais de 10% dos consumidores de toda a Copel.

"A gente conta um comprometimento muito grande da equipe. Todos sabem que somos um único time, que temos que entregar um serviço de qualidade e que o nosso trabalho faz a diferença para as pessoas”, afirma.

Sua história na empresa começou há exatos 20 anos, quando entrou como teleatendente, conciliando a jornada com a faculdade de Administração. Após passar por diferentes áreas, foi convidada para ser gerente da agência da companhia em Rio Branco do Sul. Esse foi o primeiro desafio em uma área técnica. Ela aproveitou a oportunidade para aprender e evoluir em gestão de pessoas.

Em pouco tempo, o reconhecimento chegou: foi convidada a assumir novas agências, cada vez mais desafiadoras. Passou por Pinhais, Matinhos, Araucária e Fazenda Rio Grande, até chegar a Curitiba. Hoje conhece a chamada região leste do Paraná como poucos. Das peculiaridades da área rural de Cerro Azul aos desafios do Litoral, ela aprendeu a lidar com as pessoas e os problemas.

“Para conquistar a confiança das equipes e dos clientes, um dos segredos do sucesso é demonstrar interesse genuíno pelas pessoas. É parte do que fazemos na Copel. Só alcançamos esse status como empresa porque nos preocupamos efetivamente com cada problema, buscando uma solução satisfatória e de longo prazo”, enfatiza Claudineia.

Ela conta que visita as equipes semanalmente, mantém um grupo de WhatsApp com todos os profissionais – próprios e terceirizados – e estimula que todos deem sua opinião. Ao mesmo tempo, escuta as demandas das equipes e procura valorizar o trabalho de cada um.

COPEL – A Copel, maior empresa do Paraná, atende diretamente quase 5 milhões de unidades consumidoras em 394 municípios. É reconhecida nacionalmente pela qualidade da entrega e suas política de eficiência administrativa.