Projeto de voluntariado da Copel e Tecpar é reconhecido com prêmio nacional

O projeto “Ciclo de Profissões”, desenvolvido pela Copel e o Tecpar, foi contemplado com o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022, concedido pelo governo federal. Ele oferece mentoria para estudantes de Ensino Médio da rede pública no planejamento da vida profissional.
Publicação
14/12/2022 - 11:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto “Ciclo de Profissões”, desenvolvido pela Copel e o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), foi contemplado com o Prêmio Nacional de Incentivo ao Voluntariado 2022, concedido pelo governo federal. A iniciativa que auxilia jovens estudantes da rede pública no planejamento da vida profissional foi reconhecida como o melhor projeto da Região Sul na categoria Voluntariado Empresarial.

Ele obteve a terceira maior nota do País e já havia conquistado o mesmo prêmio (que na época se chamava Viva Voluntário) em 2018, na categoria Voluntariado no Setor Público, com o programa EletriCidadania, do qual o “Ciclo de Profissões” faz parte.

A iniciativa deste ano também foi finalista do Prêmio Aplaude 2022 – Ações Voluntárias que Transformam, promovido pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), com curadoria do Pacto Global e apoio da UNV (United Nations Volunteers).

O projeto voluntário começou em 2021 e teve nova edição este ano, oferecendo mentoria para estudantes de Ensino Médio de escolas públicas, com o objetivo de auxiliar no planejamento de suas carreiras.

“Nossa ideia é oportunizar esse contato com quem já está no mercado, para que os estudantes possam conhecer um pouco do dia a dia de determinada profissão e as trilhas possíveis para desenvolver-se profissionalmente”, explica a coordenadora do programa de voluntariado corporativo EletriCidadania, Adriana de Campos Souza. 

A Copel e o Tecpar coordenaram o projeto em conjunto e promoveram o treinamento de seus colaboradores – foram 32 voluntários do instituto e 158 da companhia, somando 190 pessoas. Eles falam sobre suas áreas de atuação e orientam os jovens em palestras divulgadas em vídeos. Até agora, 144 jovens foram beneficiados pelo projeto, que totaliza 852 horas dedicadas às atividades.

Os vídeos da mostra de profissões que contam como é o dia a dia de trabalho de diferentes profissionais já foram vistos mais de 3,8 mil vezes. 

ELETRICIDADANIA – Há 18 anos o programa Eletricidadania incentiva ações voluntárias entre funcionários e funcionárias da Copel, que podem dedicar até quatro horas mensais a atividades relacionadas à Agenda 2030 estabelecida pela ONU. Somente em 2022 os voluntários dedicaram 841 horas aos projetos de voluntariado. 

Outro projeto desenvolvido este ano teve como foco a capacitação para o voluntariado em instituições que atendem pessoas com deficiência, em parceria com a Ação Social para Igualdade das Diferenças, ASID. A iniciativa integra um amplo plano de ações que colocam a acessibilidade em destaque na empresa.

As atividades incluem treinamentos sobre o tema com as equipes de diferentes áreas e uma análise dos processos na Copel e de sua adequação em relação à acessibilidade. 

A fase final promoveu cinco ações de voluntariado – uma em cada região do Estado. Os voluntários participantes receberam um treinamento sobre melhores práticas e depois desenvolveram atividades com diferentes instituições, como uma Apae e um instituto de cegos. As ações incluíram desde atividades lúdicas até apoio na preparação de currículo para o mercado de trabalho.

GALERIA DE IMAGENS