Projeto da UEL contemplado com R$ 100 mil da Capes vai investigar efeitos da Covid-19 na educação

A intenção é mapear dados e analisar práticas aplicadas pelos professores, de modo a identificar as iniciativas pedagógicas bem-sucedidas e os retrocessos no universo da leitura.
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03/05/2022 - 17:20
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Com bolsas de pós-graduação e verbas para custeio oferecidas pelo Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Impactos da Pandemia da Capes, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) pesquisará os impactos da pandemia da Covid-19 sobre os hábitos de leitura das crianças e nas práticas pedagógicas nas escolas. 

A universidade receberá R$ 100 mil em recursos de custeio às pesquisas. Também serão concedidas três bolsas de doutorado, quatro de mestrado e outras três de pós-doutorado.

A intenção é mapear dados e analisar práticas aplicadas pelos professores, de modo a identificar as iniciativas pedagógicas bem-sucedidas e os retrocessos no universo da leitura.

“Com esta ação, a UEL pretende propor ações inovadoras acerca da formação dos leitores, oferecer subsídios para a construção coletiva de material didático-pedagógico, proporcionar formação continuada aos professores e contribuir para a elaboração de políticas públicas na área de educação”, explica Adriana Regina de Jesus, professora do Departamento de Educação/CECA, coordenadora do projeto selecionado pela Capes no edital 12/2021.

“Ter esse projeto aprovado junto com outras importantes universidades do Brasil é motivo de muito orgulho e um indicativo de que nossa instituição de ensino, juntamente com os professores, mestrandos, doutorandos e egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL, está no caminho certo”, destaca Adriana.

PROGRAMA – O PDPG – Impactos da Pandemia é o quarto edital do Programa Estratégico Emergencial de Prevenção Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias, que tem a finalidade de incentivar estudos sobre a prevenção e o enfrentamento à Covid-19 e outras doenças. Estão previstos investimentos de até R$ 25,1 milhões.

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