O Instituto Água e Terra (IAT), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), promove neste sábado (10) uma nova ação do projeto Passarinhar Paraná, desta vez para celebrar o Dia Mundial das Aves Migratórias, dentro do Global Big Day. O evento, no Parque Estadual Pico do Marumbi, entre os municípios de Quatro Barras, Piraquara e Morretes, começa às 5 horas, é gratuito e sem necessidade de inscrição prévia.
Esse é o primeiro ano que o Marumbi integra a comemoração internacional – o Global Big Day é considerado o maior evento do mundo em número de observadores e registros de aves em um único dia. De acordo com o chefe responsável pela Unidade de Conservação (UC), Gabriel Camargo Macedo, a ação funcionará como um “laboratório”, com atividades livres e voluntárias, sem acompanhamento de especialistas ou atividades guiadas.
Ele explica que, para participar do Global Big Day, basta baixar e se cadastrar no aplicativo gratuito "eBird". Ao visitar o parque estadual neste sábado, as aves avistadas devem ser registradas diretamente no App. Porém, por causa da ausência de sinal telefônico e internet no Marumbi, a recomendação é para que o aplicativo seja instalado previamente nos aparelhos eletrônicos, já que o eBird também funciona offline.
“O objetivo da ação é estimular a prática de observação de aves de forma democrática, apresentar as pessoas ao Global Big Day, trazê-las para dentro do perímetro do parque”, afirma o técnico. “Mas lembrando que a participação pode ser dar de qualquer lugar, de dentro da sua casa, olhando para o quintal ou pela janela do prédio, basta buscar um pássaro pelo olhar”, acrescenta.
O evento contará com duas bases de apoio dentro do parque – Base IAT Prainhas e Base IAT Marumbi – para orientações iniciais e dúvidas pontuais. No entanto, não haverá acompanhamento durante a observação. A atividade será desenvolvida individualmente e voluntariamente pelos visitantes dentro das áreas de livre acesso da UC.
O Parque Estadual Pico do Marumbi abriga uma grande diversidade de aves, oferecendo inúmeras oportunidades de encontros com espécies da Mata Atlântica, como a saíra-sete-cores, saíra-militar, sanhaço, jacu, jacutinga, gralha-azul, maritacas e o tucano-do-bico-verde, entre outras.
GLOBAL BIG DAY – Considerado o maior evento do mundo em número de observadores e registros de aves em um único dia, o evento tem o intuito de aproximar a sociedade da natureza e incentivar a coleta de dados para a conservação. Em 2024, mais de 63 mil pessoas participaram do Global Big Day, registrando 156 mil listas de espécies.
“A participação no Global Big Day é uma oportunidade única para quem deseja se conectar à natureza e colaborar para a preservação da avifauna do Paraná”, diz Macedo.
Para uma experiência mais proveitosa, é recomendado que os observadores usem roupas discretas e sapatos fechados, caminhem silenciosamente pelas trilhas, utilizem repelente e protetor solar. Além disso, o IAT indica que os visitantes mantenham uma distância segura das aves, evitando o uso de flash próximo aos ninhos ao tirar fotos.
PASSARINHAR PARANÁ – O IAT desenvolveu o Passarinhar Paraná, vinculado ao projeto Parques Paraná e coordenado pela diretoria de Patrimônio Natural do Instituto, com o intuito de fomentar o uso público e o turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente. O objetivo é despertar o interesse da sociedade para observação de pássaros, ampliando o conhecimento sobre a fauna local. Funciona, ainda, como uma estratégia de amparo para a conservação de espécies raras.