Projeto Parques do Paraná é semifinalista de prêmio nacional de turismo sustentável

Iniciativa do Governo do Estado executada pelo Instituto Água e Terra (IAT) busca explorar o potencial turístico das Unidades de Conservação estaduais de maneira sustentável. Os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 (10ª edição) serão anunciados no dia 15 de novembro.
Publicação
20/10/2022 - 14:50

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) é um dos 50 semifinalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022 (10ª edição), o mais importante reconhecimento em turismo sustentável do Brasil. O IAT, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), concorre com o projeto Parques Paraná, responsável por estimular o turismo nas Unidades de Conservação (UC’s) do Estado.

O anúncio da classificação do Paraná foi feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Os finalistas serão anunciados no dia 15 de novembro e os vencedores serão premiados em cerimônia que acontecerá entre 1 e 4 de dezembro na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

“É mais um reconhecimento feito ao Estado do Paraná pela proteção, conservação e recuperação do meio ambiente. O Parques Paraná é uma ação importante, que abre a paranaenses e turistas os atrativos naturais que são gerenciados pelo IAT. Os visitantes podem desfrutar desses espaços, mas com consciência ambiental”, explicou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Everton Souza.

Atualmente, o IAT administra 70 UCs, sendo 29 abertas à visitação pública e integrantes do Parques Paraná. “O projeto é dividido em quatro linhas: Uso Público e Turismo, Paraná Aventura, Parque Escola e Voluntariado. O objetivo é um convívio consciente da população com o meio ambiente”, explica o diretor de Políticas Ambientais da Sedest e diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto.

Para conferir as Unidades de Conservação abertas à visitação clique AQUI.

PREMIAÇÃO – O Prêmio Braztoa de Sustentabilidade tem como objetivo incentivar, reconhecer e dar visibilidade a iniciativas que se destaquem como as melhores práticas de sustentabilidade no turismo nacional. A premiação conta com o apoio de empresas do setor turístico e com a aprovação de importantes organizações, como a ONU, por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, e o Ministério do Turismo.

“O que nos motivou a inscrever o Parques Paraná na premiação foi a total integração do projeto com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Temos como meta fortalecer o turismo sustentável, trazendo o desenvolvimento econômico no processo, preservando a natureza e integrando as comunidades tradicionais”, destaca o coordenador das Unidades de Conservação do IAT, Rodrigo Neratika.

Além da categoria Parceiros Institucionais, na qual o IAT concorre, os inscritos desta edição serão premiados nas categorias Operadoras Braztoa e Parceiros de Negócios. Nesta 10ª do prêmio, iniciativas de comunicação para sensibilização de governos, empreendedores e consumidores quanto à relevância do tema, serão reconhecidas por Menção Honrosa.

GALERIA DE IMAGENS