Projeto Crianças no Teatro chega a Londrina com o espetáculo "Encontro de Gigantes"

Apresentações serão de 20 a 31 de março. A programação tem o objetivo de levar o acesso à cultura e a experiência do teatro para crianças entre 6 e 12 anos, de escolas públicas de todas as regiões do Estado.
Publicação
16/03/2023 - 17:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O icônico Teatro Ouro Verde, em Londrina, Norte do Paraná, será o cenário de mais uma ação do programa “Criança no Teatro”, iniciativa do Governo do Estado do Paraná, via Secretaria da Cultura e PalcoParaná. A ação tem o objetivo de levar o acesso à cultura e a experiência do teatro para crianças entre 6 e 12 anos, de escolas públicas de todas as regiões do Estado. O projeto tem apoio da Casa de Cultura da UEL.

As atividades ocorrem entre os dias 20 e 31 de março em torno do espetáculo “Encontro de Gigantes” da companhia londrinense Núcleo Ás de Paus. A trupe propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e assim se identificar no mundo. A expectativa é que essa fase do projeto atenda a 13 mil crianças.

Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, o projeto é inédito nesse formato no Paraná. O programa, que conta com apoio da Audi, tem como objetivos descentralizar as ações culturais e trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.

“O Crianças no Teatro iniciou no ano passado e prossegue esse ano tocando esse público tão especial que são as crianças. Tem sido uma experiência encantadora promover esse acesso e incentivar a formação de plateia e o processo formativo através das ações de mediação”, afirma Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da Secretaria da Cultura. 

Além da experiência do espetáculo, as crianças são recebidas com mediações, que são construídas de acordo com a obra. “É um programa completo. Não levamos apenas as crianças ao teatro. Elas vivenciam uma experiência artística integrada”, explica Carol Scabora, coordenadora de Produção da Parnaxx, produtora responsável pela ação em Londrina.

“Recepcionamos os alunos, fazemos uma mediação de conhecimento entre o público e a história que será contada e, após, apresentamos os itens que constroem o fazer teatral, como o cenário, os adereços, a obra, os atores e, também, as técnicas”, destaca Carol.

Para ela, essa troca é muito importante, pois promove o enriquecimento cultural, junto de valores educacionais para as crianças. “Os professores também são importantes dentro do programa. São eles que fortalecerão esse elo das crianças e a arte. Por isso, produzimos também uma cartilha de arte-educação, elaborada por profissionais da área, com conteúdos teatrais associados à literatura clássica infantil. Assim, o programa se estende também para dentro da sala de aula com os professores”, completa.

Duas sessões serão destinadas para a comunidade surda. “O projeto não é só inclusivo no âmbito de formação de plateia. Na temporada do ano passado, tivemos dezenas de crianças que viveram sua primeira experiência cultural dentro do Crianças no Teatro. E, como o acesso para pessoas surdas em espetáculos teatrais é escasso, também queremos destinar parte do programa para elas. A arte só é completa quando ela atinge a todos”, afirma a coordenadora.

Após Londrina, o Crianças no Teatro seguirá para outras cidades do Paraná, como Cianorte, no Teatro Cândido Garcia, de 10 até 25 de abril, e Cornélio Procópio, no Centro Cultural Galdino de Almeida, de 1º a 17 de maio.

Para mais informações, acompanhe o site e as redes sociais da SEEC - cultura.pr.gov.br e @cultura_parana.

GALERIA DE IMAGENS