Programa de Integridade do Estado é tema de palestra com novos policiais militares

As palestras têm como público-alvo os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) da corporação e objetivam demonstrar como está sendo implementado o compliance, que já alcançou todas as entidades da administração direta e indireta.
Publicação
27/03/2023 - 11:20

Confira o áudio desta notícia

O Núcleo de Integridade e Compliance Setorial da Polícia Militar do Paraná (NICS/PMPR) iniciou um ciclo de palestras sobre o programa do Governo do Estado junto aos núcleos e estabelecimentos de ensino da PMPR. As palestras têm como público-alvo os alunos do Curso de Formação de Praças (CFP) da corporação e objetivam demonstrar como está sendo implementado o compliance, que já alcançou todas as entidades da administração direta e indireta.

O conteúdo da apresentação contempla os principais pontos sensíveis que envolvem as atividades da corporação na administração pública. O intuito é levar aos novos alunos um panorama que os auxilie a ter uma compreensão organizacional adequada a esse novo momento da gestão, do atendimento nas ruas à prestação de contas das compras públicas.

De acordo com o major Wladimir Denkewski, chefe do NICS/PMPR e agente de Compliance da PM, essa iniciativa visa difundir a cultura de integridade, incentivando-os na busca da melhoria contínua em seu ambiente de trabalho. “Os novos militares estaduais podem participar ativamente de todo o processo, expondo suas necessidades e auxiliando na construção de uma Polícia Militar mais atuante, voltada às necessidades da sociedade e preocupada com o bem-estar de seu efetivo”, afirmou.

Além de apresentar o programa, a ação visa difundir os canais de denúncia existentes na instituição, pelas vias eletrônica e física, cujas interações são analisadas e atribuídas aos órgãos competentes para deliberações.

O programa é uma política pública de Estado para coibir corrupção, melhorar os ambientes de trabalho e contribuir com a saúde do servidor estadual, a partir da identificação de riscos à gestão íntegra e ética. Para receber o programa, instituído pela lei estadual 19.857/2019, todo órgão do Estado tem que dispor de um servidor, o agente de Compliance, para acompanhar a implantação e monitorar a redução dos riscos. 

O desenvolvimento do Programa de Integridade e Compliance do Paraná pode ser acompanhado no site da Controladoria-Geral do Estado, na aba Compliance. Ali, estão disponíveis os conceitos, os códigos e legislação seguidos e o status do programa. Atualmente, dos 62 órgãos que adotaram o programa, 22 já passaram por entrevistas de servidores e montagem do mapa de risco e estão na fase de implantação do Planos de Integridade. Mais de 10 mil servidores passaram pela entrevista inicial.

GALERIA DE IMAGENS