Programa Sanepar Startups recebe propostas de todas as regiões do Brasil

Em 60 dias, foram submetidas mais de 80 propostas ao edital que tem como propósito solucionar desafios do setor de saneamento ambiental. Edital irá destinar R$ 750 mil para os projetos a serem desenvolvidos.
18/01/2022 - 12:00

O edital do programa Sanepar Startups recebeu 87 propostas de soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios do setor de água e saneamento ambiental. O programa é desenvolvido pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em parceria com o Parque Tecnológico Itaipu Brasil (PTI-BR), a Finep - Inovação e Pesquisa, empresa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR).

O edital irá destinar R$ 750 mil para os projetos a serem desenvolvidos. O programa prevê investimentos totais de R$ 1,5 milhão da Sanepar.

Foram selecionados projetos que propõem soluções para 12 desafios do setor de Saneamento Ambiental, distribuídos em quatro temas. Para o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, as propostas estão bem distribuídas entre os quatro temas de desafios, o que representa um potencial de impacto transversal e sistêmico no setor.

"Das propostas, 76 são das regiões Sul e Sudeste do País, sendo 20% do Paraná e 43% do estado de São Paulo”, informa. Possetti aponta ainda que todas as demais regiões do Brasil também participaram do edital.

De acordo com o diretor de negócios e inovação do PTI-BR, Rodrigo Regis, o resultado obtido é consequência da excelência das instituições organizadoras do Programa de Inovação Aberta no Setor de Saneamento Ambiental, que mapearam os desafios e trabalharam de forma conjunta.

“Foram realizadas dezenas de iniciativas de sensibilização do ecossistema de inovação nacional”, comenta. O diretor ainda afirma que a maioria das inscrições se deu no último dia permitido, acumulando atenção da equipe para atendimentos e orientações.

As propostas passaram por uma avaliação técnica e as 15 melhores avaliadas foram conhecidas na última sexta (14) em publicação no site do programa.

PROPOSTAS  As 15 empresas classificadas passarão por uma pré-aceleração composta por seis encontros e ao final terão que apresentar um pitch, que é uma apresentação oral da proposta para a banca avaliadora. A pré-aceleração começa ainda em janeiro e o pitch será no dia 5 de abril.

Apenas cinco empresas serão selecionadas para receberem recursos financeiros e outros benefícios da aceleração, tais como qualificação, acesso à infraestrutura e apoio técnico.

Conheça as empresas classificadas na primeira etapa de avaliação do Sanepar Startups:

Sanepar Startups recebe propostas de todas as regiões do Brasil

Mais informações sobre o Sanepar Startups – Programa de Inovação Aberta em Saneamento Ambiental estão no site saneparstartups.com.br

Sanepar Startups recebe propostas de todas as regiões do Brasil
    Sanepar Startups recebe propostas de todas as regiões do Brasil - Curitiba, 18/01/2022