Programa Porto em Ação é retomado com oferta de serviços a mais de 300 caminhoneiros

Evento organizado pela Portos do Paraná e parceiros proporciona gratuitamente inúmeros serviços, envolvendo saúde orientações sobre trânsito, meio ambiente, segurança, entre outros.
09/02/2023 - 17:00

A primeira edição do ano do Porto em Ação ofertou diversos serviços gratuitos a cerca de 350 caminheiros que aguardavam para descarregar grãos e farelos, nesta quinta-feira (9), no Pátio Público de Triagem do Porto de Paranaguá. O programa é organizado e coordenado pela empresa Portos do Paraná.

Com apoio de diversas entidades, os transportadores tiveram acesso a serviços de saúde, como aferições, vacinação e até odontologia, além de muita informação e orientação, principalmente sobre trânsito, meio ambiente e segurança. Havia também uma ouvidoria itinerante à disposição.

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, o projeto é uma oportunidade de o porto estar mais próximo e dar atenção especial aos caminhoneiros. “Esses milhares de trabalhadores vivem em trânsito, nas rodovias. O programa Porto em Ação possibilita conceder a esses profissionais uma oportunidade de, enquanto esperam, aproveitar para cuidar da saúde”, afirma.

Atualmente, a média diária de caminhões que passa pelo Pátio de Triagem de Paranaguá é de 1.200 veículos, número que deve dobrar em março, com a chegada da nova safra de soja.

Alessandro Conforto, coordenador de Pátios da Portos do Paraná, ressalta que o evento demonstra respeito e reconhecimento a esses trabalhadores. “Muitas vezes, esses profissionais do volante se sentem desprestigiados. Aqui é diferente. Eles recebem gratuitamente vacina, atendimento odontológico, aferição de pressão, teste de glicemia, ente outros serviços”, completa.

Ainda de acordo com o coordenador, o Porto em Ação complementa toda a estrutura que o pátio já oferece. “Aqui temos banheiros limpos e higienizados, com chuveiros disponíveis para homens e mulheres, academia ao ar livre, além de local seguro para essa espera”, explica.

Segundo a ouvidora da Portos do Paraná, Mirella Ferreira Costa, essa ação é uma ótima oportunidade para escutar as sugestões, reclamações e solicitações dos caminhoneiros. “Eles são um dos pilares mais importantes da nossa economia, é uma determinação da atual gestão para que tenhamos esse olhar sensível aos caminhoneiros, porque eles são muito importantes para a Portos do Paraná”, afirma.

Renato Rodovalho Borges, chefe do Núcleo de Policiamento e Fiscalização, parte operacional da Delegacia Metropolitana da Polícia Rodoviária Federal (PRF), destaca a relevância do projeto. “Esses caminhoneiros carregam os caminhões nas costas, com a produção do País. Tudo que puder trazer mais conforto para eles é válido proporcionar. Entre nossas funções, verificamos se existem empresas que estão sobrecarregando esses profissionais, imponto uma jornada que coloca a vida deles em risco e a de terceiros também”, acrescenta.

O caminhoneiro Felipe Pereira Gorski, de Campo Largo, que levou soja ao porto, aprovou as ações. Aproveitei todos os serviços: aferi pressão, medi diabete, fui no dentista, tomei café, só não tomei vacina, essa está em dia. É a primeira vez que vejo evento assim em um porto”, afirma.

Peterson Matias, do Mato Grosso do Sul, era um dos mais integrados. “Participei de tudo. Peguei uns brindes, aferi a diabete, a pressão, tomei vacina, conversei com os policiais, tudo certo”, declara. “Para nós é 10 encontrar todo esse apoio”.

NOVAS EDIÇÕES – Para 2023, outras cinco edições do Porto em Ação já estão programadas – 6 de abril, 6 de junho, 10 de agosto, 5 de outubro e 7 de dezembro.

PARCEIROS – Com coordenação da Portos do Paraná, somaram-se ao evento a Ouvidoria e a Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa pública, a Prefeitura de Paranaguá (com o ônibus da vacina e do Odontomóvel), o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), o Instituto Global Saúde, a CIA Ambiental, Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil e Guarda Portuária.