Programa Pedala Paraná oficializa uma ciclorrota em Carlópolis, a 44ª do Estado

11/12/2023 - 14:40

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, inaugurou neste domingo (10) mais uma ciclorrota do Pedala Paraná em Carlópolis, no Norte Pioneiro. É a 44ª unidade do programa, que começou a agrupar esses atrativos turísticos e esportivos em janeiro de 2021.

O evento de lançamento em Carlópolis contou com a inscrição de 400 ciclistas para percorrerem o trajeto de 50 quilômetros de distância e 962 metros de altimetria (acúmulo de subidas do percurso ) - um grau de dificuldade considerado alto.

Segundo Rogério Riva, diretor de Infraestrutura e Projetos Esportivos da Secretaria do Esporte e coordenador do Pedala Paraná, a nova ciclorrota está em uma das regiões mais bonitas do Paraná, em Angra Doce. A região tem 400 quilômetros quadrados de extensão e mais de 9 bilhões de metros cúbicos de água, formado pelos rios Paranapanema e Itararé.

“A equipe da prefeitura fez um bom trabalho, todos muito envolvidos, inclusive com outras atividades esportivas, como a final do campeonato de futebol municipal. Recebemos muitos depoimentos positivos dos participantes em relação não só ao evento em si, mas também à beleza da ciclorrota, definida como deslumbrante”, disse.

O Pedala Paraná, uma parceria do Governo do Estado com os municípios, instala e sinaliza ciclorrotas em todas as regiões e tem como objetivo incentivar a prática esportiva com a bicicleta e fomentar a economia dos municípios que aderem ao programa. São mais de 1.600 quilômetros de rotas prontas para pedalar.

Além de divulgar os eventos e as atrações turísticas das regiões participantes, os principais objetivos do programa são incentivar o uso da bicicleta como atividade física e de lazer, além de contribuir com o desenvolvimento regional, atraindo recursos ao pequeno empreendedor, promovendo a capacitação de todos os envolvidos, junto dos parceiros.

Confira AQUI as cliclorrotas do Pedala Paraná já instaladas.