Programa Carretas do Conhecimento formará 174 pessoas em abril em Curitiba

Elas concluíram capacitação em corte e costura industrial, panificação básica e elétrica automotiva. Programa oferece 10 cursos gratuitos em diversas áreas para os trabalhadores paranaenses. Desde 2019 já ofertou 8.160 vagas.
Publicação
05/04/2022 - 17:20

Confira o áudio desta notícia

O programa Carretas do Conhecimento, que leva cursos de qualificação profissional em unidades móveis adaptadas para todas as regiões do Paraná, formará em Curitiba, apenas em abril, mais 174 novos profissionais em corte e costura industrial, panificação básica e elétrica automotiva. O programa, desenvolvido em parceria pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com a Volkswagen do Brasil, Fundação Volkswagen e Senai-PR, oferece dez cursos gratuitos em diversas áreas para os trabalhadores paranaenses.

Lançado em 2019, o Carretas do Conhecimento já ofereceu 8.160 vagas em cursos profissionalizantes em 146 localidades, com um investimento de R$ 6,9 milhões. Até o final de 2022 serão ofertados ainda 63 novos cursos em 55 municípios paranaenses.

Os cursos têm 80 horas de duração e são realizados dentro das próprias Carretas, com professores do Senai. Neste grupo de formandos, 60 alunos do Bairro Alto estão recebendo formação em panificação e outros 54, de Santa Felicidade, em eletricidade automotiva. A formatura dessas duas turmas será dia 15 de abril. No Boqueirão, 60 pessoas irão se formar em corte e costura industrial, em cerimônia que acontece dia 29.

“O programa Carretas do Conhecimento abre a possibilidade para a pessoa aprender um ofício, voltar ao mercado de trabalho ou mudar de área. Uma chance que vai passar por 56 municípios do Paraná”, ressaltou a chefe do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda da Sejuf, Suelen Glinski.

Para alguns alunos, o curso representa a oportunidade de uma nova capacitação para o mercado de trabalho. É o caso de Yomaira Diana Medrano Herrera, venezuelana que está há um ano e meio em Curitiba. “É uma grande oportunidade para aprender um pouco mais sobre a costura, uma atividade que eu gosto muito. As aulas são muito interessantes, a professora é muito boa e a convivência com os companheiros também. Estou muita grata por essa chance”, relatou.

“O curso de corte e costura tem uma característica muito bacana, possibilita que muitas mulheres paranaenses consigam sua independência financeira, a partir de uma qualificação de qualidade”, afirmou Liza Fortes, coordenadora de Qualificação do Departamento do Trabalho e Estímulo de Geração de Renda da Sejuf.

COMO SE INSCREVER – Para fazer a inscrição nos cursos das Carretas do Conhecimento é necessário ser maior de 16 anos, preencher uma autodeclaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completo e ir pessoalmente até a Agência do Trabalhador de seu município.

GALERIA DE IMAGENS