Profissionais fazem pesquisa de campo em áreas de Unidades de Conservação do Paraná

IAT informa proprietários de terrenos nessas áreas que pode haver movimentação destes profissionais até o próximo mês. Eles vão coletar informações para compor os Planos de Manejo de dez Unidades de Conservação.
Publicação
26/10/2022 - 14:10

Confira o áudio desta notícia

O Instituto Água e Terra (IAT) informa os proprietários de terrenos em Unidades de Conservação do Paraná e seus entornos que, nos próximos dias, servidores do órgão ambiental e funcionários da empresa STCP Engenharia de Projetos estarão nestas áreas para coletar informações para elaboração dos Planos de Manejo das UCs.

Os documentos vão estabelecer as diretrizes ambientais, sociais e econômicas da gestão destas áreas e apoiar o seu entorno de forma orientativa. Desde setembro deste ano, a empresa, vencedora da licitação pública, trabalha na elaboração dos Planos de Manejo para dez Unidades de Conservação do Paraná.

Segundo o diretor de Políticas Ambientais da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Rafael Andreguetto, as informações são fundamentais para a correta gestão ambiental, social e econômica das unidades.

“Os Planos de Manejo são importantes para possibilitar, como uma das atividades, o turismo sustentável dentro das nossas Unidades de Conservação. É necessário saber o limite que cada área oferece para exploração turística e onde esse acesso deve ser bloqueado, a fim de garantir a proteção da biodiversidade local, por exemplo”, disse.

O diretor destacou, ainda, que o zoneamento estabelecido nos documentos não se restringe apenas à área da UC, mas também ao seu entorno, prevendo também parcerias com prefeituras, organizações da sociedade civil, comunidades tradicionais e empresas, com foco na conservação das áreas naturais protegidas.

Em todo o Estado, 42 das 70 Unidades de Conservação já possuem Planos de Manejo instituídos. Para conhecer mais sobre os documentos clique AQUI.

ÁREAS – A previsão é de que os estudos em campo sejam realizados até o final de novembro. As Unidades de Conservação que recebem os servidores e profissionais terceirizados durante este período são as seguintes:

- APA de Guaratuba

- Parque Estadual do Boguaçu

- APA da Serra da Esperança

- Parque Estadual São Francisco da Esperança

- Parque Estadual Santa Clara

- Parque Estadual do Guartelá

- Parque Estadual do Cerrado

- APA da Escarpa Devoniana

- Parque do Monge

- Parque da Ilha das Cobras

GALERIA DE IMAGENS