Profissionais de companhia mineira visitam unidades de tratamento de lodo da Sanepar

Companhia de Saneamento de Minas Gerais visitou unidades de gerenciamento de lodo na região de Guarapuava para implantar seu primeiro projeto-piloto naquele estado.
07/02/2022 - 15:20

As Unidades de Gerenciamento de Lodo (UGLs) da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) vão servir de modelo para a implantação de sistema idêntico na Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Engenheiros e técnicos da companhia mineira estiveram na Sanepar em janeiro para conhecer todo o processo de separação, tratamento e destinação do lodo de esgoto da empresa. Eles visitaram as UGLs de Pitanga e de Guarapuava, além da estação de tratamento de esgoto Vassoural, em Guarapuava, e das estações de tratamento em Pitanga, Pinhão e Turvo, e unidades da Sanepar em Curitiba.

“Visitamos a UGL de Pitanga para conhecer uma unidade de menor porte, semelhante à que temos intuito de implantar na Copasa, e uma de maior porte, em Guarapuava. Nosso objetivo é implementar uma UGL a partir da experiência que conhecemos na Sanepar”, afirma a gerente da Gerência Regional da Copasa em Frutal (MG), Elenice Louback Barros. Representantes da Gerência Regional Araxá e da Unidade de Serviço Operacional Oeste também vieram ao Paraná.

A gerente reforça que o interesse maior era em conhecer o modelo de gerenciamento de lodo da Sanepar, pois a companhia mineira pretende implantar sua primeira UGL. “A Copasa ainda não trabalha com o reuso do biossólido. Vamos começar com um projeto-piloto, na ETE do município de Pirajuba. Nas ETEs de Turvo e Pinhão, unidades pequenas, mas totalmente automatizadas, percebemos que a Sanepar se antecipa à tecnologia e à modernização, buscando novos processos que atendam a novos padrões”, disse Elenice.

A gestora da Copasa afirmou que a equipe ficou impressionada com a estrutura e os processos desenvolvidos na empresa paranaense. “Voltei muito encantada com a gestão e a organização da Sanepar, com a tecnologia utilizada. A companhia está de parabéns. Nos chamou atenção o Serviço de Manutenção (SME) e a automação das estações de tratamento, das estações elevatórias de esgoto, dos processos de gradeamento e manuseio do lodo, a automação de toda a parte operacional, a interação com a tecnologia, os operadores de ETE bastante capacitados. Fiquei maravilhada”, destacou.

Técnicos da Sanepar de Guarapuava e de Curitiba acompanharam os profissionais da Copasa. A engenheira agrônoma da Sanepar, Simone Bittencourt, relata que nas estações de tratamento de esgoto de Guarapuava e de Pitanga foram apresentados a operação dos leitos de secagem e da centrífuga de desaguamento de lodo, a higienização por estabilização alcalina prolongada com betoneira e misturador mecânico, e o processo de formação de lotes de lodo para destinação agrícola.

“Durante as visitas eles demonstraram interesse também em conhecer o nosso tratamento de esgoto, como o processo de tratamento modular por lodos ativados e o pós-tratamento modular físico-químico”, explicou a engenheira.

A Sanepar foi pioneira, na década de 1990, nas pesquisas e no uso do lodo de esgoto em culturas agrícolas. A companhia possui atualmente 49 Unidades de Gerenciamento de Lodo no Estado e, de 2007 até 2020, destinou mais de 320 mil toneladas de lodo para agricultores em todo o Paraná.

Na Gerência Regional de Guarapuava 100% do lodo resultante das ETEs da Sanepar é destinado à agricultura. O material é entregue gratuitamente para agricultores pré-cadastrados para aplicação em culturas permitidas e áreas aptas a recebê-lo. O Programa de Uso Agrícola do Lodo de Esgoto é apoiado por entidades do setor agrícola, cooperativas, secretarias de agricultura e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), órgão que incorporou a Emater.

Mais informações sobre o programa podem ser consultadas pelo e-mail lodoagricola@sanepar.com.br.