Profissionais da educação recebem capacitação do programa Formadores em Ação

26/03/2024 - 14:40

A Secretaria estadual da Educação realiza nesta semana a primeira capacitação presencial de 2024 para o Grupo de Estudos Formadores em Ação, que proporciona a atualização de metodologias e implementação de ações que impactam positivamente a prática pedagógica no dia a dia das escolas. Participam 490 formadores, 62 tutores dos Núcleos Regionais de Educação (NREs) e os coordenadores pedagógicos. O evento acontece em Foz do Iguaçu e vai até quarta-feira (27), no Rafain Palace Hotel & Convention.

O programa foi criado em 2020 e, desde então, a Secretaria da Educação vem aprimorando a metodologia, que consiste em uma proposta em que os próprios professores promovem a formação para os demais colegas, fazendo uso de tecnologias e ferramentas educacionais. O grupo de estudos tem dois papéis muito importantes: o professor formador e o professor cursista. Cada professor formador orienta de três a seis grupos de 12 a 20 cursistas, com base no conteúdo do roteiro proposto pela Seed.

“Acredito que a formação entre pares é a melhor estratégia para engajar os profissionais, e nada melhor que discutir sobre os desafios do cotidiano escolar com quem tem a prática da sala de aula. Espero que os professores formadores coloquem em prática junto aos seus cursistas todas as aprendizagens discutidas e vivenciadas nesses dias de formação”, ressaltou o diretor de Educação da Seed, Anderfábio Oliveira.

Neste ano, o tema da capacitação é Fortalecendo Saberes. O objetivo é promover a integração dos profissionais que vão atuar em mais uma etapa do processo de formação continuada para toda a rede. Em 2024 o Grupo de Estudos Formadores em Ação terá 71 temas, sendo seis deles inéditos, voltados para o desenvolvimento pleno dos participantes. Além disso, foram ampliadas as vagas para a participação nas temáticas referentes às trilhas de aprendizagem da 3ª série do ensino médio, incluídas na 3ª jornada de 2023.

“A cada ano, cresce o interesse dos participantes pelo Formadores em Ação e também aumenta o número de temas apresentados”, disse o secretário estadual da Educação, Roni Miranda. Ele lembra que em 2023, por exemplo, foram 11 temas inéditos com o objetivo de capacitar os profissionais que pretendiam trabalhar com essas trilhas. “Nosso foco com o evento é a troca de experiências e o desenvolvimento de ações visando a melhoria das práticas pedagógicas, de gestão e de liderança nas escolas”.

PROGRAMA  O Formadores em Ação tem como principal objetivo ressignificar as práticas pedagógicas curriculares. Há quatro anos, quando o programa teve início, foi ofertada a formação nas disciplinas de biologia, ciências, língua portuguesa e matemática, com mais de dois mil educadores cursistas e 120 professores responsáveis pela instrução.

Depois, a Seed ampliou essa oferta para as disciplinas de geografia, história e química, contribuindo com a formação de seis mil professores cursistas e a participação de 400 professores formadores. Atualmente, abrange todas as disciplinas da matriz curricular.

Toda a formação é desenvolvida com base em roteiros, que permitem estudo, planejamento e implementação da temática abordada em sala de aula. Podem participar todosos professores e pedagogos da rede estadual de ensino e a ideia é que os profissionais envolvidos promovam uma mudança no processo de ensino e de aprendizagem dos estudantes. A consequência é, principalmente, o avanço nos índices de avaliação do Estado.

Para a professora formadora Fernanda Bittencourt, que é de Rio Branco do Sul, do Núcleo Regional da Área Metropolitana Norte, participar do programa está contribuindo para além da sua formação. “Estou tendo a oportunidade de conhecer profissionais da educação de todos os cantos do Paraná, mesmo não viajando para outros lugares. E com essa troca, esse aprendizado, consigo compartilhar as boas práticas que estou vivenciando durante a formação com os meus alunos”, afirmou.