Profissionais da Educação fazem treinamento para coleta de dados do Censo Escolar

Questão foi tratada durante encontro em Londrina. Censo é referente à educação básica e profissional, das redes pública e privada. Informações subsidiam programas, servem como base para políticas públicas e auxiliam na organização de exames.
20/05/2022 - 12:20

Foi encerrado nesta quinta-feira (19) o Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica, que aconteceu em Londrina desde terça-feira (17). Durante a reunião técnica, foi realizado um treinamento com os profissionais das secretarias estadual e municipais da Educação que executam o Censo no Paraná, para orientá-los a respeito dos novos procedimentos que serão executados no levantamento de dados em 2022.

O encontro foi promovido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com a Secretaria estadual da Educação e do Esporte (Seed). Participaram representantes do INEP e de secretarias municipais de Educação, além de técnicos de diferentes setores da pasta estadual, como Dados Educacionais, EJA, Novo Ensino Médio e Educação Especial.

“Na coleta de dados do Censo de 2022 teremos muitas alterações, em especial, devido ao Novo Ensino Médio”, explicou Fernanda Paula Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados Educacionais da Seed. Segundo ela, contratos, convênios e parcerias também passaram por mudanças na coleta.

O Censo Escolar é um levantamento estatístico referente à educação básica e à profissional, nas redes pública e privada do Brasil. Essas informações subsidiam programas educacionais de todo o país, servem como base para a criação de políticas públicas e auxiliam na organização de exames como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na distribuição de recursos, por exemplo.

Nesta quinta-feira (19), foi divulgada a segunda etapa do Censo Escolar relativo a 2021. Essa etapa abrange dados relativos à aprovação, reprovação e abandono escolar. A primeira etapa, divulgada em janeiro, contemplou dados referentes a matrículas, escolas, gestores, turmas, alunos e docentes.