Produtores agrícolas do Miringuava fazem feirinha na sede da Sanepar

Evento visa fomentar desenvolvimento sustentável na Bacia do Miringuava e ampliar conexão dos agricultores com mercado consumidor. O trabalho está inserido no Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, do Governo do Estado.
17/03/2022 - 12:10

A sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), em Curitiba, recebeu nesta quinta-feira (17) a primeira feirinha de produtos agrícolas vindos da Bacia do Miringuava, em São José dos Pinhais, onde está sendo construída a quinta barragem de abastecimento público. A feirinha nasce como projeto-piloto para potencializar o desenvolvimento socioeconômico dos agricultores que aderiram à produção sustentável, sem o uso de defensivos, a fim de contribuir para a melhoria da qualidade da água da bacia.

O trabalho junto aos agricultores faz parte do Projeto de Desenvolvimento Socioterritorial do Miringuava, numa parceria entre Sanepar, Fundação Grupo Boticário, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Invest Paraná, Prefeitura de São José dos Pinhais e outras instituições, e está inserido no Programa Vocações Regionais Sustentáveis do Paraná, do Governo do Estado.

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, destacou a importância da organização dos agricultores desde o plantio até a entrega dos produtos para o consumidor final, promovendo o desenvolvimento da região num conceito de sustentabilidade. “A Sanepar tem como primeiro cuidado a água, mas a alimentação orgânica também melhora muito a saúde da população. É uma oportunidade de fazermos juntos algo bom, cada um contribuindo um pouquinho, visando o coletivo”, disse.

Representando o Movimento Viva a Água e a Fundação O Boticário, Anke Salszman afirmou que o objetivo do movimento é a conservação da natureza, visando a qualidade e a quantidade da água dos mananciais, e também o fomento ao empreendedorismo dos agricultores, ampliando a conexão com mercados alternativos. “Estamos nos unindo para maximizar os impactos positivos e fazer a diferença na região”, ressaltou.

Uma das participantes foi a agricultora Maisa Valoski que, junto com a família, produz cerca de 25 tipos de produtos, como alface, beterraba, cenoura, mandioca, banana, mirtilo, framboesa e morangos. “Essa feirinha é uma farmácia, com diversos tipos de alimentos que trazem saúde para os consumidores. Ela permite um contato mais próximo entre o produtor e o consumidor e, além de facilitar a compra e venda, ajuda a divulgar o modo como trabalhamos, sempre evitando elementos nocivos para a natureza e para quem consome esses vegetais, frutas e verduras”, disse.

Também participaram do evento de abertura da feira o diretor-presidente do IDR, Natalino de Souza, e o gerente estadual do IDR, Amauri Ferreira Pinto; Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais; os diretores de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, e de Administração, Priscila Marchini Brunetta; a gestora socioambiental Daisy Maia; além de gerentes e funcionários da Sanepar.

Também participaram do evento de abertura da feira o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino de Souza; e o gerente estadual do IDR, Amauri Ferreira Pinto; o gerente de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Bruno Banzato; e o diretor de Relações Internacionais e Institucionais e Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; Caroline Chiquin, da Secretaria de Meio Ambiente de São José dos Pinhais; os diretores de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Julio Gonchorosky, de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, e de Administração, Priscila Marchini Brunetta; a gestora socioambiental Daisy Maia, gerentes e empregados da Sanepar.