Primeiro Cândido de 2023 traz um painel com as etapas da produção de um livro independente

A partir de depoimentos de autores e editores, reportagem traça um painel com custos, dicas e reflexões sobre a autopublicação e o trabalho dos selos médios e pequenos — um segmento que a cada ano ganha mais espaço na imprensa especializada e nas premiações literárias.
Publicação
31/01/2023 - 14:50
Editoria

O especial de capa da primeira edição de 2023 do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, discute todas as etapas e possibilidades que envolvem a cadeia produtiva do livro independente no Brasil. A partir de depoimentos de autores e editores, as repórteres Isabella Serena e Juliana Sehn traçam um painel com custos, dicas e reflexões sobre a autopublicação e o trabalho dos selos médios e pequenos — um segmento que a cada ano ganha mais espaço na imprensa especializada e nas premiações literárias.

“Muitas vezes, as editoras independentes conseguem ter visões e propostas mais ágeis e interessantes do que as tradicionais”, diz o editor e professor Daniel Lameira, um dos entrevistados da reportagem, que ainda aborda questões como tiragem, impressão, captação de recursos, distribuição e estratégias de divulgação.

Outros destaques do Cândido 134: poemas de Mariana Marino, conto de Rafael Sperling, ensaio fotográfico de Maria Coelho e a transcrição de duas mesas-redondas realizadas durante a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (Flibi), em novembro — “Livros e séries” (com Morgana Kretzmann, Jim Anotsu e Ana Johann) e “Abaixo Doistoiévski” (com Letícia Mei, Irineu Franco Perpétuo e Yuri Al’Hanati). A ilustração de capa é de Felipe Lui.

Leia no site candido.bpp.pr.gov.br ou faça o download gratuito AQUI.

GALERIA DE IMAGENS